Cuiabá, 28 de Maio de 2024
Notícia Max
28 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 10:21 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 10h:21 - A | A

ASSEMBLEIA ITINERANTE

Em Diamantino, Eduardo Botelho critica o repasse do FEX

Da Assessoria

 

Em reunião com prefeitos e vereadores de 10 cidades do médio-norte de Mato Grosso, realizada nesta sexta-feira (18) em Diamantino, o deputado estadual Eduardo Botelho (`PSB) criticou mais uma vez o repasse que a União faz aos estados dos recursos do Fundo de Fomento às Exportações (FEX). 

“Precisamos de um olhar diferente da União com Mato Grosso. Não é possível sustentamos a balança comercial brasileira e receber míseros 0,5% de suporte referente ao FEX. Sem falar que a União ainda paga apenas quando quer, parecendo que está fazendo um favor para o estado”, declarou Botelho, durante a 6ª edição do Projeto Assembleia Itinerante, na Câmara de Vereadores de Diamantino. 

Para o parlamentar, Mato Grosso contribui de forma significativa com o país, entretanto, muito dos impostos não vão para os cofres públicos do estado e isso trava a execução de investimentos essenciais, como nas áreas de saúde e infraestrutura. 

“Por exemplo, também temos grandes usinas sendo construídas no estado, mas como essa energia vai para fora e quem paga imposto é consumidor final nos outros estados, nada vem para Mato Grosso”, pontua.  

O deputado lembrou também que na região médio norte há muitos pequenos agricultores e, infelizmente, o governo não tem feito políticas públicas nesse sentido devido à falta de recursos para investimentos. “A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está totalmente inoperante há muito tempo. A questão da saúde também está precária em todo estado”, destacou Botelho.  

Também participaram dessa reunião, os deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), José Domingos Fraga (PSD) e Saturnino Masson (PSDB). Além dos prefeitos Juviano Lincoln, de Diamantino; Hugo Garcia, de Santa Rita do Trivelato; prefeito em exercício Leandro Félix, de Nova Mutum; Natanael Casavechia, de São José do Rio Claro; João Braga Neto, de Nova Maringá;  Adair José Alves, de Alto Paraguai; Neurilan Fraga, de Nortelândia; José Mauro Figueiredo, de Arenápolis; Venceslau Botelho Campos, de Santo Afonso; e Wener Santos, de Nova Marilândia.

Moção de Congratulação – Além de participar da reunião, o deputado Eduardo Botelho participou da Sessão Especial realizada pela Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Diamantino. Na oportunidade, 39 personalidades foram homenageadas com Moção de Congratulação. 

Entre elas, o agricultor Dionizio Raimundo; o padre Júlio Cesar Lima; o delegado Carlos Frederico Regis de Campos; o secretário de Obras de Diamantino, Stoessel Santos Filho, além da professora Erlita Gomes de Arruda.

“São pessoas que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento da região do médio norte e que não poderíamos deixar de agradecer todo esforço e trabalho dedicado para que tenhamos um Mato Grosso melhor”, afirmou Botelho.

Professora da Educação Infantil há 28 anos da rede municipal de Diamantino, Erlita ficou muito agradecida pela honraria. Ela dá aulas na Escola Municipal Brás Mainoni, no bairro Popino, localizado na periferia do município.

“Estou muito feliz com essa homenagem. É o reconhecimento do meu trabalho, que gosto de fazer. Tenho muita satisfação de ensinar as crianças, pois sei que estou contribuindo com o crescimento delas”, concluiu Erlita.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários