Cuiabá, 17 de Janeiro de 2025
Notícia Max
17 de Janeiro de 2025

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015, 11:25 - A | A

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015, 11h:25 - A | A

METAS 2016

Governo trabalha para mudar atual realidade da educação no Estado

GOVERNADOR

 

Durante coletiva à imprensa, o governador Pedro Taques afirmou que o PT, que comandava a Secretaria de Estado de Educação, acabou com a educação no Estado, sendo esse um dos motivos de MT ser o pior estado do Centro Oeste em evasão e reprovação do ensino médio, e também 25 do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Taques disse que para mudar essa realidade, o governo vem tomando algumas medidas, sendo a primeira delas a discussão sobre o sistema de ciclo, “que por natureza não é ruim. Mas o que é ruim no sistema de ciclo é a chamada enturmação e aprovação automática. Estamos tentando um sistema de ciclos que é a aprendizagem com formação. Um sistema diferenciado, discutimos isso com os assessores pedagógicos, com os coordenadores pedagógicos, com os gestores, com os professores”.

O segundo ponto para melhorar o sistema educacional, conforme Pedro Taques, foi a contratação da Universidade de Juiz de Fora para que o governo tenha indicadores, sendo que 19 estados têm contratado essa universidade e tem melhor índice que Mato Grosso. “Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, todos contrataram essa universidade. Nós precisamos de indicadores, para saber se o aluno está aprendendo e se o professor está ensinando. E esses indicadores nós teremos a partir do ano que vem”.

Em Mato Grosso são 753 escolas estaduais, sendo que este ano já foram inauguradas novas unidades, e no próximo ano também, sendo que em fevereiro 800 mil camisetas de uniformes estarão sendo entregues para 400 mil estudantes, “é um trabalho junto com a Ampa, e serão nove carretas de camisetas”.

Quanto às auditorias na Secretaria de Educação, Taques ressaltou que o secretário Permínio Pinto está fazendo esse trabalho em conjunto com a Controladoria e o Ministério Público. “Tem um fluxo normal das auditorias”, frisou.

 

Taques lembrou que o governo liberou R$ 44 milhões para reforma das unidades de ensino no Estado, sendo que ele próprio já visitou 65 escolas, sendo que todas elas estão sendo reformadas.


 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários