Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desta quarta-feira (8), o presidente do Parlamento, deputado Max Russi (PSB), cobrou que a Energisa garanta um abastecimento de qualidade da energia elétrica nos municípios de Dom Aquino e Juscimeira.
Segundo o parlamentar, a situação em Dom Aquino é especialmente crítica, pois o município enfrenta sérios problemas com a qualidade da energia elétrica justamente no momento em que o terminal ferroviário está prestes a ser inaugurado. “Trabalhamos muito para que esse projeto se tornasse realidade, mas a situação nos preocupa, porque a energia que chega não oferece condições para atrair indústrias, empresas ou novos investimentos”, afirmou Max Russi.
O parlamentar afirmou ainda que o mesmo cenário se repete em Juscimeira. “O prefeito Alexandre me relatou uma série de reclamações: quedas constantes, instabilidade e um fornecimento que não atende à população. É preciso que providências sejam tomadas com urgência para garantir energia de qualidade e permitir que esses municípios se desenvolvam”, completou.
Diante dos relatos do mau fornecimento por parte da empresa registrados em diversos municípios do estado, foi instalada, em setembro, uma comissão especial na Assembleia Legislativa para analisar a viabilidade de renovar a concessão da companhia ou buscar alternativas para o fornecimento de energia no estado. O prazo de decisão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se encerra em abril de 2026.
A comissão realizou uma série de reuniões em Brasília com a Aneel e o Ministério de Minas e Energia e deu início a um ciclo de audiências regionais. Entre os problemas estão as tarifas altas, quedas de energia, baixa qualidade do serviço e problemas na comunicação com a empresa.
Max Russi está à frente dos trabalhos da comissão especial que analisa a concessão da Energisa em Mato Grosso, e demonstrou indignação com a falta de investimentos da empresa no interior do estado. “Todos os anos, bilhões são pagos em faturas e não é admissível que nossos municípios sejam tratados com tamanha falta de respeito. Fica aqui a minha indignação e a minha cobrança em relação a Dom Aquino e Juscimeira: é preciso que a Energisa apresente um plano real de investimentos e melhorias”, concluiu.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários