O governador Pedro Taques (PSDB) cumpre agenda durante todo o dia em Brasília nesta terça-feira (22), para participar do Fórum dos Governadores, onde estará discutindo a situação econômica dos estados e encontrar formas de obter recursos com a União, amenizando a crise.
Entre os assuntos em pauta está a possibilidade dos estados abrirem mão dos recursos da multa referente à repatriação dos recursos do exterior. Entretanto, Taques se posiciona contra a medida. O tucano se apega à legislação e entende que os recursos pertencem aos estados. Afirma, no entanto, que a decisão deve ser tomada em conjunto.
Taques também será recebido, a partir das 15h, pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Na audiência, o governador vai buscar o aval da União para Mato Grosso efetuar operações de crédito internacionais.
Taques ressaltou ainda que mesmo com 25% da dívida dolarizada, que é resultado de um contrato firmado com o Bank Of América, Mato Grosso tem plenas condições de contrair empréstimos no Exterior.
Entretanto, é necessário verificar qual o impacto disso nos compromissos financeiros do Estado que tem a obrigação de saldar dívidas de R$ 7 bilhões em um período limitado de dois anos.
A possibilidade de a União autorizar a captação de empréstimos no Exterior aos governadores é um dos assuntos que será tratado com a equipe econômica do Ministério da Fazenda e diretamente com o presidente da República Michel Temer no “Fórum dos Governadores”.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários