Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

BRASIL Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019, 14:18 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019, 14h:18 - A | A

DISCURSO

Bolsonaro dá posse a Aras e pede colaboração com "boas políticas"; novo PGR defende diálogo

O Globo

JORGE WILLIAN

BOLSONARO

 

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira que o novo procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, “colabore” com as “boas políticas” do Brasil. Durante a cerimônia de posse, Bolsonaro afirmou que a escolha para o cargo foi difícil, em função dos diversos quadros no Ministério Público Federal (MPF) que poderiam assumir a função e classificou Aras como “guerreiro”. Em seu discurso, Aras não falou sobre Operação Lava-Jato e afirmou que a tônica de sua gestão será o "diálogo".

 

Aras teve a indicação chancelada na quinta-feira, com 68 votos a favor e 10 contra no Senado. A nomeação dele foi publicada também na quinta, em edição extra do Diário Oficial da União.

 

— Peço a Deus que ilumine o doutor Aras, que ele tome boas decisões, interfira onde tenha que interferir e colabore, como sei que é da tradição dele, com as boas politicas de interesse de nosso querido Brasil. Todos nós ganhamos com essa indicação — disse Bolsonaro.

 

No discurso, o presidente defendeu que o Ministério Público permaneça independente e “extremamente responsável”:

 

— O governo continua com o doutor Aras chegando agora... Ele não é governo, é guerreiro que vai ter em uma de suas mãos a bandeira do Brasil, e na outra, a Constituição.

 

Bolsonaro também ressaltou que o cargo agora ocupado por Aras engloba uma série de obrigações:

 

 A responsabilidade dele (Aras) é enorme, e muita coisa de interesse do nosso querido Brasil passa pelo Ministério Público. Nós sabemos da importância desse órgão nos destinos da nossa nação. Não é apenas fiscal da lei. Outras atribuições cabem a ele. Em grande parte, nós, brasileiros, estaremos perfeitamente alinhados com suas decisões. Ministério Público tem que continuar altivo, independente e, obviamente, extremamente responsável.

 

Estrutura da PGR

Durante seu discurso, Aras afirmou que já irá hoje para a Procuradoria-Geral da República dar início aos trabalhos de sua gestão. O novo PGR não participará do julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ordem das alegações finais dos delatores e dos réus da Lava-Jato, que pode anular parte dos processos da operação. Aras delegou para a função o seu antecessor interino no cargo, Alcides Martins, que participou do início do julgamento ontem e prosseguirá no caso hoje.

 

A partir de hoje começo a reorganizar os trabalhos administrativos. Estarei reunido até o final da tarde, quiçá à noite, com os colegas para pensar a estrutura desta PGR, porque nós queremos um Ministério Público Federal moderno -- afirmou à imprensa após a cerimônia.

 

Dentre os nomes cotados para sua gestão estão do subprocurador Bonifácio de Andrade, que pode ser o vice-procurador-geral, e o atual vice-procurador-geral-eleitoral Humberto Jacques, que deve permanecer no cargo. Também estão cotados o procurador Ailton Benedito, que havia sido convidado por Bolsonaro para a Comissão de Mortos e Desaparecidos do governo, e o procurador Guilherme Schelb. O único nome já anunciado é do secretário-geral Eitel Santiago, subprocurador aposentado que já escreveu um artigo definindo o golpe militar de 1964 como "revolução".

 

Aras defendeu uma gestão com muito "diálogo".

 

- Saibam que a nota forte desta nova gestão há de ser o diálogo, e por esse diálogo eu entendo que poderemos contribuir para solucionar os grandes problemas do Brasil. Contem comigo porque a vontade é de servir à pátria  - discursou Aras.

 

O novo PGR afirmou que buscará pautar sua conduta na Constituição e que o papel do Ministério Público deve ser o de "induzir políticas públicas econômicas, políticas públicas sociais, em defesa das minorias, e acima de tudo, que tudo se faça com respeito à dignidade da pessoa humana".

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários