Cuiabá, 26 de Maio de 2024
Notícia Max
26 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 20 de Maio de 2023, 10:45 - A | A

Sábado, 20 de Maio de 2023, 10h:45 - A | A

vivências terapêuticas

Centro de Equoterapia da UFMT dá início às atividades

Da Redação

Teve início nesta semana as atividades do Centro de Equoterapia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, de 2023. O projeto de extensão atende crianças e adolescentes entre cinco e 12 anos de idade com intuito de oportunizar vivências terapêuticas em uma manhã de atividades com os animais do Centro.

A Coordenadora do Projeto de Extensão, professora Lisiane Pereira de Jesus, explicou que a Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

“Hoje atendemos 30 pacientes, e temos uma extensa lista de espera. As atividades serão realizadas dentro de oito meses, até dezembro. Após, reavaliamos junto a equipe cada criança ou adolescente atendido que pode participar por mais um período”, disse, complementando que a ideia é oportunizar que outros que constam na lista também possam participar.

Lisiane Pereira de Jesus ressaltou a importância do projeto dentro do Estado. “Temos poucos centros de equoterapia que têm isenção da atividade. Os 30 atendimentos que fazemos são significativos à comunidade de baixa renda, e por isso fazemos análise socioeconômica. A equipe é composta por profissionais, estagiários e voluntários que participam de capacitação específica da área, além de treinamentos práticos para melhor atender os assistidos” destacou.

Promoção da saúde e desenvolvimento social

A senhora Mirian Miranda Suzuki é uma das que conseguiu vagas para tratamento de seus dois filhos. “Meu filho mais velho já fazia a Equoterpaia. O mais novo, de seis anos de idade,  descobrimos o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista em 2020. A psicóloga e psiquiatra  nos orientaram a iniciar o tratamento com ele também para auxiliar no desenvolvimento corporal  e mental”, disse.

Mirian Miranda Suzuki contou sobre a importância do projeto para auxiliar as famílias que em crianças, jovens e adultos que apresentam alguma deficiência e necessitam da rede de apoio. “Descobrimos o Centro de Equoterapia da UFMT em 2019. Entramos para a lista de espera, que tem mais de 1.500 inscritos, e deu certo. Tenho certeza que trará inúmeros benefícios para eles”, destacou.

Como uma verdadeira rede de cooperação, o projeto é composto por estudantes de graduação da UFMT, que atuam como bolsistas, complementando as habilidades de ensino aprendidas em sala de aula. Entre elas está a graduanda do terceiro semestre do curso de Psicologia, Luanna Cristinna Peixoto Ribeiro. “Esse é meu primeiro contato com a Equoterapia. Temos no curso a disciplina que trata dos fundamentos da área, que breve estarei cursando também. Com as capacitações que tivemos para atender os pacientes já fiquei muito feliz, porque esse projeto traz inúmeros benefícios para os que praticam e também a equipe que aprende a cada dia”, ressaltou.

Também atuam como bolsistas no projeto as estudantes do curso de Psicologia da UFMT, Sabrina Fontes Lima Campos, Vanessa Voltolini, Sara Lira e Letícia Cordeiro. Do curso de Zootecnia os estudantes Wanique Pereira Santos e Allison Soares também integram  o projeto.

A alimentação dos animais é realizada em parceria com a Senar e a empresa Rico Ração. O Rancho Raça Forte também apoia o projeto com treinamentos da equipe e cursos no Centro. Para esse ano o projeto prepara a oferta do curso básico de Equoterapia e Clínica de Ensino para o equino de Equoterapia. Ações são abertas para profissionais da área de todo o Estado. Mais informações serão divulgadas.

Inscrições 

A coordenadora do Centro destacou que aqueles que desejam ingressar na lista de espera é necessário o envio de e-mail ou telefone. “Nesse contato os interessados devem enviar ou nos falar ao telefone, nome do paciente, o diagnóstico, a idade, nome dos responsáveis, contatos. Após, conforme abertura de vaga chamamos para análise socioeconômico e entrevistas com as psicólogos”, explicou.

E-mail do Centro de Equoterapia da UFMT: [email protected]

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários