Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

ESPORTE Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 08:35 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019, 08h:35 - A | A

SELEÇÃO BRASILEIRA

Do teatro, do bar e do campo, Cleber Xavier é o avesso de Tite na comissão da seleção brasileira

Globo esporte

PEDRO MARTINS

TITE

 

Amigos desde o início de Grêmio, no início dos anos 2000, Cleber Xavier e Tite preservam a amizade que mora nas diferenças de cada um. Perto do treinador de rotina caseira, que pouco sai às ruas do Rio de Janeiro depois de três anos na cidade, Clebinho, como é conhecido, leva outro ritmo de vida.

 

Enquanto o treinador já contou algumas vezes que pouco dorme perto de competições, o auxiliar que caminha ao seu lado há quase 20 anos tem outra saída. Muito mais prática.

 

- Eu durmo normalmente. A única mudança no meu sono é quando eu ganho. Aí quero ficar falando sobre o jogo até o outro dia. Nem durmo. Quando perco não quero ver ninguém e vou dormir. Qualquer jogo é assim – resume Cleber.

 

Nascido em Alegrete, cidade a 500 km da capital Porto Alegre (RS), Cleber, de 55 anos, é o único membro da comissão técnica de Tite que mora na Zona Sul - e não ficou pela Barra, onde fica a sede da CBF. Escolheu o Leblon e a proximidade com a agenda cultural da cidade.

 

- Começo a falar de um filme (com Tite) e ele já traz para o futebol (risos). Nossa diferença de idade é de dois anos. Mas meu jeito de ser, de me movimentar, é diferente. Sou um cara sociável, do bar, do boteco, dos amigos, das festas, do show – conta o auxiliar técnico, que frequenta as casas de show Circo Voador e Blue Note.

 

Entre conquistas de títulos brasileiros, de Libertadores, Sul-Americana e Mundial, pelos clubes, e a Copa América pela Seleção, a parceria esteve poucas vezes ameaçada. Cleber recebeu convite da Chapecoense no fim de 2014, mas ouviu Tite e resolveu ficar. A dupla esperava convite para a Seleção que acabou não vindo.

 

Naquele ano, ficaram seis meses sem se falar praticamente. Tite relaxou à sua maneira o período, com a família e estudos sobre futebol. Clebinho aproveitou para se distanciar de tudo.

 

- Naquele ano não fui para o último jogo do Corinthians contra o Náutico, em Recife, porque revezava com o Sylvinho. Depois, só voltei a falar com o Tite na Copa do Mundo (2014) em junho. Tirei meio ano sabático dele. Não senti nenhuma falta (risos).

 

Instagram é válvula de escape

A desenvoltura com as câmeras – “sou falante mesmo” - e o desejo de Tite de descentralizar decisões e responsabilidades fizeram Cleber Xavier participar ativamente das coletivas de imprensa desde que chegou à Seleção. Não se intimida com as câmeras.

 

Talvez porque lembre de um passado distante quando trabalhava ao lado do irmão ator no Rio, em 1987. Fazia parte administrativa apenas, mas a afinidade com outras áreas moldou seu comportamento e as relações – o primeiro casamento foi com artista plástica. A atual mulher é publicitária.

 

- Isso tudo me traz outra visão. Se não tivesse (relação fora do futebol) ia enlouquecer. Esse ano completei 31 anos no futebol. E são 20 com Tite - lembrou.

 

Questionado se ainda tem vontade de seguir carreira sozinho, Cleber deixa claro que se sente também treinador da equipe ao lado de Tite. “Auxiliar na época que começamos era um entregador de colete em treino”, comenta, ao ressaltar que tem toda liberdade dentro da comissão.

 

Ativo em redes sociais, Cleber costuma publicar, além de fotos com familiares e amigos, frases motivacionais antes de momentos importantes da carreira profissional.

 

- O Instagram é meu escape. Sou um cara que me considero positivo. Gosto de elogiar as pessoas, colocar coisas positivas. Isso tem significado para mim. Mantenho minhas relações de amizade através disso. Vou viajar para ver um jogo, consigo conciliar ver o jogo para encontrar um amigo, almoçar com um, jantar com outro.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários