Cuiabá, 07 de Maio de 2024
Notícia Max
07 de Maio de 2024

ESPORTE Segunda-feira, 08 de Março de 2021, 08:20 - A | A

Segunda-feira, 08 de Março de 2021, 08h:20 - A | A

INTERNACIONAL

Futebol ofensivo e base: Ramírez inicia projeto com promessa de ruptura

Técnico espanhol começa trabalho pelo clube e comanda o primeiro treino com o grupo principal no CT do Parque Gigante na terça-feira

Globo Esporte

Miguel Ángel Ramírez pisará no CT do Parque Gigante nesta segunda-feira para dar largada de vez a uma nova era no Inter. No dia em que completa uma semana de Porto Alegre, o técnico espanhol terá o primeiro contato com o grupo principal, na reapresentação para iniciar os trabalhos em 2021.

O jornalismo esportivo costuma usar o termo "era" para se referir ao tempo de permanência de treinadores nos clubes. Mas não é exagero dizer que o treinador chega para inaugurar um novo momento no Inter, ao menos de acordo com as pretensões da diretoria e do projeto que lhe foi apresentado meses atrás, ainda em dezembro de 2020.

Ao tomar posse para o cargo de presidente, Alessandro Barcellos já prometia uma gestão de "ruptura" no Inter. Seu discurso na apresentação oficial do treinador, na última sexta-feira, deixou isso bem claro. O Inter buscou Ramírez com a ambição de provocar uma revolução em seu futebol, com mudanças profundas no estilo de jogo e um olhar para o futuro, com muita atenção e espaço às categorias de base.

– A ideia do Inter é contar com uma comissão técnica que vai construir um novo modelo de jogo, propositivo, que tem como base o uso de jogadores que o Inter vem produzindo e vai produzir cada vez mais, usando a ciência de dados – assegurou o mandatário.

Ao tomar posse para o cargo de presidente, Alessandro Barcellos já prometia uma gestão de "ruptura" no Inter.

"É um treinador inovador que despertou o interesse de vários clubes. O Inter escolheu o Miguel, e o Miguel escolheu o Inter. Sabemos que é um projeto de mudanças, que requerem adaptações. E estamos dispostos a assumir para que o projeto volte a dar alegrias ao nosso torcedor.
— Alessandro Barcellos, presidente do Inter


Os primeiros dias de treinos do treinador serão a passos lentos, distante da velocidade de "Ferrari" pretendida para a sua equipe. Os jogadores farão testes de Covid-19 nesta segunda-feira e depois, na terça, iniciam trabalhos de preparação física antes de mergulhar nos conceitos do técnico. Mas o ge já disseca as ideias do treinador nas linhas a seguir.

Jogo de posição
O primeiro passo para entender os planos de Ramírez para o Inter é entender seu jeito de pensar futebol. O treinador é adepto do Jogo de Posição, uma filosofia que ganhou o mundo com Pep Guardiola, seu grande expoente.

O termo pode até dar a entender que o time fique estático em campo, com o jogador obedecendo rigorosamente o seu posicionamento em campo. Mas não é disso que se trata. O ge recorreu ao jornalista Leonardo Miranda, do blog Painel Tático, para explicar esta ideia de jogo.

No Jogo de Posição, a prioridade é a bola – o que soa óbvio. Mas é a bola que orienta a maneira com que a equipe se organiza em campo para abrir e ocupar espaços e também fazer com que se tenha superioridade numérica para progredir e atacar. É a partir da bola que o time se arma para ter vantagens em campo e encontrar jogadores livres de marcação.

– Jogo de posição não é uma ideia de jogo, não é um esquema tático. É uma filosofia. De uma forma simples, é um olhar que prioriza a bola. A grande sacada é que essa posição é de acordo com a localização da bola.. Os jogadores têm que se movimentar de acordo com a bola. É um jogo de mobilidade total, porque os jogadores estão sempre se movimentando para ocupar esses espaços. Vai ser uma revolução de fato no Inter – opina o jornalista Leonardo Miranda.

Atacar sempre e posse de bola
O Jogo de Posição será o guia do Inter em campo. Mas é possível dissecar as preferências do treinador a partir de seu trabalho no Independiente Del Valle – o único em uma equipe profissional até aqui.

O próprio Ramírez já deixou claro que quer fazer o Inter "dar espetáculo" e "divertir" o torcedor com um estilo de futebol ofensivo, propositivo. O técnico adota como esquema padrão o 4-3-3. A ordem é buscar sempre o ataque.

Suas equipes costumam construir o jogo pelo chão, a partir do goleiro ou dos zagueiros e valorizar muito a posse de bola. Como é preciso ganhar espaço para progredir até o ataque, o técnico usa sempre dois pontas rentes à lateral, para "abrir" o campo.

Como pretende propor as ações, o treinador gosta de priorizar a posse bola e usar a marcação alta para recuperá-la sempre que um jogador é desarmado. Outro ponto-chave é a mobilidade: os jogadores não ficam parados e trocam constantemente de posição.

– Tem princípios inegociáveis. Como por exemplo, o jogo curto com o goleiro. Vai jogando desde a própria área para dar amplitude e encontrar mais espaços. São equipes muito fortes com a posse de bola. Não a entregam ao adversário. A recuperação após a perda é importante. A pressão é agressiva, é intensa. E busca jogadores versáteis. Não há posições fixas – analisa George Plaza, jornalista equatoriano da Rádio Sucre.

Mas Ramírez também se mostra flexível dentro de sua filosofia. Apesar de ter preferência por construir o jogo por baixo, a partir do goleiro, o técnico já fez seu Del Valle adotar a ligação direta e a bola longa como alternativas para escapar da pressão dos adversários.

Olhar (muito) atento à base
Aos 36 anos de idade, o espanhol Miguel Ángel Ramírez tem no currículo apenas um clube como técnico profissional e por duas temporadas: o Independiente Del Valle. Mas em sua entrevista coletiva de apresentação foi logo afastando qualquer preconceito ou suposta falta de experiência.

Esse pensamento limitante é o que nos faz não ter coragem para que Lucas Ribeiro, Pedro Henrique, Nonato, Praxedes não joguem. Porque não têm experiência. Como terão se não jogam? Nosso pensamento é diferente.
— Ramírez


O técnico chegou avisando que irá dar espaço para os jovens do Inter. E o fato é que ele trilhou boa parte de seu caminho nas categorias de base antes de assumir o Del Valle. E por diversos países e culturas: Espanha, Grécia, Catar e Equador.

Sua trajetória no próprio Del Valle foi assim. O treinador campeão da Copa Sul-Americana de 2019 só assumiu a equipe principal naquele ano. Antes disso, era diretor da base no clube equatoriano, com passagens também por Las Palmas, Alavés e na Academia Aspire, do Catar.

O título continental é o ponto alto da carreira até aqui. Mas seu legado nas categorias de base é tão valorizado quanto no Equador. Desde sua chegada, o Del Valle conquistou a Libertadores Sub-20 em 2020. A relação é tão próxima que ele se oferecia até a pagar a universidade a alguns garotos do clube.

– Ele teve muito sucesso, mas nunca descuidou do trabalho com os jovens. Ele seguiu formando jogadores, muito próximo da base. Ele se oferecia para pagar a universidade aos garotos sempre que terminavam o colégio. De verdade. É um homem que vive muito o futebol. Deixa um legado muito importante – analisa o jornalista Theo Posso, da DirecTV do Equador.

Todos esses conceitos e planos de futebol ofensivo começam a ser colocados à prova a partir de agora. Ramírez inicia seu trabalho de campo pelo Inter nesta segunda-feira, com a reapresentação do grupo principal colorado para dar a largada à temporada 2021.

Pouco depois do primeiro contato com o elenco profissional, Ramírez assistirá a mais uma partida do time sub-20 no Gauchão. Com alguns reforços, como Heitor, Peglow e Yuri Alberto, o Inter enfrenta o São Luiz, às 20h, no Beira-Rio, pela terceira rodada.

INTER X SÃO LUIZ - 3ª RODADA DO GAUCHÃO
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Data e horário: segunda-feira (08), às 20h
Escalação provável do Inter: Daniel; Heitor, Pedro Henrique, João Félix e Léo Borges; Johnny, Mauricio, Lucas Ramos, Peglow e Guilherme Pato; Yuri Alberto.
Escalação provável do São Luiz: Renan Rocha; Mizael, Rafael Goiano, Jadson e Gabriel Araújo; Leandro Leite, Paulinho Santos e Gustavo Xuxa; Ariel, Juba e Hugo Almeida.
Desfalques do Inter: Paolo Guerrero
Desfalques do São Luiz: não há
Trio de arbitragem: Francisco Soares Dias, auxiliado por Leirson Peng Martins e Maíra Mastella Moreira
Transmissão: o Premiere transmite ao vivo para todo o Brasil
Tempo Real: o ge acompanha todos os lances em Tempo Real com vídeos exclusivos

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários