Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020, 14:28 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020, 14h:28 - A | A

FORAM ÀS RUAS

Nos EUA, milhares de ativistas protestam contra restrições ao comércio de armas

Associated Press

Stephanie Keith/Reuters

 

Milhares de ativistas pró-armas foram às ruas da cidade de Richmond, capital da Virginia, nos Estados Unidos, para protestar contra projetos de lei do estado que impõem mais controles sobre armas de fogo.

 

O estado é governado por um membro do Partido Democrata, o governador Ralph Northam. Ele decretou estado de emergência e baniu as armas, incluindo pistolas, do evento no centro da cidade.

 

A expectativa da participação de grupos de milícias e supremacistas brancos levantou o receio de que pudesse haver episódios de violência semelhantes ao que aconteceu durante uma manifestação de supremacia branca em Charlottesville em 2017, que também fica no estado da Virginia.

 

A maioria dos manifestantes de Richmond é de homens brancos. Eles foram às ruas em grande número na segunda-feira (20).

 

"O governo não nos governa, nós administramos o governo", disse Kem Regik, um oficial de segurança privada de 20 anos do norte da Virgínia que trouxe uma bandeira branca com a foto de um rifle com a legenda: "Venha e pegue".

 

O governador Northam é um dos alvos dos manifestantes. Há imagens do corpo dele sobreposto com o de Adolph Hitler exibidas nas ruas.

 

Muitos dos manifestantes usavam camuflagem. Alguns levaram bandeiras com mensagens de apoio ao presidente Donald Trump, que foi a uma rede social para dar se pronunciar a favor da passeata.

 

A Polícia do Estado da Virgínia, a Polícia do Capitólio da Virgínia e a Polícia de Richmond marcaram uma presença forte, com oficiais posicionados nos telhados, outros patrulhando carros e bicicletas. Diferentemente do que aconteceu em Charlottesville, não havia pessoas que protestavam contra a passeata.

 

A polícia limitou o acesso ao centro da cidade e avisou os participantes que pode ser que eles demorem horas para passar pela inspeção de segurança.

 

À medida que a multidão na rua crescia, os advogados também enchiam os corredores do prédio que abriga os escritórios dos deputados estaduais.

 

Um casal, Jared e Marie March, viajou do Condado de Floyd, mais de três horas a oeste de Richmond, para se encontrar com os parlamentares.

 

"As armas são um modo de vida em que vivemos", disse Marie March, que estava preocupada com a proposta de lei que, segundo ela, permitiria que os cidadãos fossem despidos de suas armas devido a "critérios subjetivos".

 

A manifestação desta segunda-feira (20) foi organizada por um grupo de defesa de armas, a Liga de Defesa dos Cidadãos da Virgínia. O grupo realiza uma manifestação anual, tipicamente um evento discreto, com algumas centenas de entusiastas de armas ouvindo discursos de um alguns deputados republicanos.

 

Neste ano, os grupos identificaram o estado como um ponto de encontro para a luta contra o que consideram uma erosão nacional dos direitos das armas.

 

A reação contra as restrições de armas começou logo depois que os democratas conquistaram maiorias no Senado estadual e na Assembleia Legislativa, em novembro de 2019.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários