Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 08:30 - A | A

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 08h:30 - A | A

HOUVE CONFRONTOS

Clássico espanhol tem protestos a favor da independência da Catalunha

G1

Sergio Perez/Reuters

BARCELONA

 

Manifestantes favoráveis à independência da Catalunha protestaram nesta quarta-feira (18) dentro e fora do estádio Camp Nou durante a partida entre Barcelona e Real Madrid válida pelo Campeonato Espanhol, que terminou em 0 a 0. Houve confrontos nos arredores da arena.

 

O jogo de futebol, conhecido como "O Clássico", estava marcado para 26 de outubro — um dos dias em que houve manifestações pela Espanha a favor e contra a independência. Por causa da violência nos protestos independentistas da Catalunha, as autoridades adiaram a partida para esta quarta-feira.

 

Dentro do estádio, manifestantes levaram faixas e gritaram palavras de ordem favoráveis à independência da Catalunha, sem maiores incidentes.

 

Porém, do lado de fora, manifestantes e forças de segurança entraram em confronto. Um grupo chegou a bloquear as saídas do estádio, o que gerou reação por parte de policiais. Alguns dos ativistas estavam mascarados e, segundo a agência Reuters, houve tentativa de criar uma barricada com latas de lixo incendiadas.

 

Além disso, um grupo de torcedores do Barcelona e manifestantes pró-independência iniciaram uma briga. Em meio à confusão, segundo a Reuters, uma pessoa começou a "atirar projéteis" — não está claro que tipo de projéteis eram esses — na direção do tumulto e foi detida em seguida.

 

Lideranças independentistas esperavam atrair atenção ao movimento a favor da Catalunha, dada a grande audiência do Clássico. Dentro do estádio, cerca de 100 mil pessoas assistiram ao jogo, além dos outros 650 milhões de telespectadores que viram a partida pela televisão em diferentes partes do mundo.

 

'Tsunami Democrático'

Os protestos desta quarta-feira foram convocados pelo grupo Tsunami Democrático, que pede para negociar com o governo da Espanha o direito à auto determinação catalã e chegar à soltura de líderes separatistas (leia mais no fim da reportagem).

 

Um dos slogans do grupo, que, inclusive, esteve presente nos gritos e nas faixas colocadas dentro do Camp Nou, diz:

 

"Espanha, sente e vamos conversar"

Para o jogo, ativistas do Tsunami Democrático levaram cerca de 100 mil cartazes aos espectadores da partida. Além disso, o grupo pediu que levassem balões para "levar uma mensagem ao mundo".

 

Independência da Catalunha

Os protestos na Catalunha se intensificaram em outubro deste ano depois que nove líderes do movimento pró-independência foram condenados por envolvimento na tentativa fracassada de independência na região em 2017. Todos os réus foram absolvidos da acusação mais grave, a de rebelião, mas receberam penas de prisão que vão de 9 a 13 anos por sedição (uma forma mais branda de rebelião contra autoridade).

 

A sentença provocou uma série de protestos na Catalunha — em alguns casos, houve confrontos entre forças de segurança e manifestantes. Em um dos momentos mais tensos, o principal aeroporto da região metropolitana de Barcelona precisou ser fechado. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários