Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 02 de Agosto de 2022, 14:37 - A | A

Terça-feira, 02 de Agosto de 2022, 14h:37 - A | A

reequilíbrio financeiro

Assembleia Legislativa foi decisiva no resgate da economia de Mato Grosso, destaca deputado Eduardo Botelho

Atuação da ALMT foi apresentada durante reunião da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil – Razão e Justiça

Da Redação

Membros da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil – Razão e Justiça, fundada em 1983, em Cuiabá, receberam o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), nesta segunda-feira (01.08). Acompanhado do procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ricardo Riva, Botelho falou sobre a condução dos trabalhos frente à Presidência e os enfrentamentos que foram feitos para ajudar Mato Grosso a retomar o caminho do desenvolvimento.

Defendeu a importância de fomentar ações à Agricultura Familiar, à exemplo do fortalecimento da Empresa Mato-grossense de Pesquisas, Assistência e Extensão Rural – Empaer. Além de defender a industrialização, para que o estado saia apenas da produção primária, expandindo a economia para a secundária, transformando as matérias-primas em mercadorias industrializadas, aumento a geração de emprego e renda e, consequentemente, reduzindo as desigualdades regionais.

Recepcionado pelo grão-mestre Ivo Matias e pelo venerável mestre da Loja Maçônica, Ivo Sérgio Ferreira Mendes, Botelho lembrou que o trabalho árduo realizado à época foi decisivo ao resgate da economia estadual, com a aprovação de projetos importantes como os que tratam do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB); da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estadual; de alterações na Previdência dos servidores públicos do Executivo e da reforma administrativa.

Os representantes da Loja Maçônica agradeceram a palestra de Botelho que, segundo eles, superou as expectativas porque teve a demonstração de conhecimento detalhado dos problemas do Estado, por mostrar que participou efetivamente da solução nos últimos anos, por detalhar ainda as necessidades nas diversas áreas da sociedade.

Palestra – Botelho começou falando sobre a situação caótica que Mato Grosso registrava, por reflexos de gestões anteriores. Destacou que enquanto matemático, começou a pensar ações enérgicas para resgatar a economia estadual. Época em que a arrecadação não cobria mais nem a folha salarial dos servidores públicos.

“Então, precisávamos fazer uma mudança geral. Enquanto professor de Matemática, eu via que a conta não batia e o estado não tinha mais condições de bancar os gastos. E fizemos a Reforma da Previdência, que ainda precisa passar por revisão, mas já avançou. Fizemos a revisão do Fethab, que passou a arrecadar R$ 2 bilhões por ano. Os incentivos fiscais foram alterados e isso gerou receita extra para o estado. Foram pontos importantes que aumentaram a receita e diminuíram as despesas”, afirmou o deputado, ao destacar que a arrecadação deverá fechar em torno de R$ 32 bilhões neste ano.

Ressaltou que em janeiro 2019 aprovaram a Lei de Responsabilidade Fiscal, dentre outras alterações, um artigo que impede o governador de começar uma obra sem ter a garantia de recursos para concluí-la ou de fazer despesa para deixar a conta para o ano seguinte.

Também destacou o enfrentamento à pandemia, destinação de recursos da Assembleia para o combate da Covid-19, com a ampliação e reforma do Hospital Metropolitano; posto de atendimento na Arena, postos de vacinação e, paralelamente, a criação do Observatório Socioeconômico, uma comissão para avaliar a situação de cada setor econômico que precisou fechar as portas no momento crítico da pandemia, além da distribuição de cestas básicas e cartão Ser Família. “Criamos linhas de créditos especiais através da MT Fomento para os pequenos e para os médios empreendedores criamos o Fundo de Aval; defendemos a implantação da 1ª ferrovia estadual do Brasil, dentre outras ações”, finalizou.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários