Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020, 15:06 - A | A

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020, 15h:06 - A | A

CUIABÁ

Legislativo cuiabano aprova Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia

Redação

 

A Câmara Municipal de Cuiabá institui no ano passado a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia. A medida é reflexo de um projeto de lei de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT), aprovado por unanimidade pelo Parlamento Municipal no ano passado.

 

Conforme a Lei nº 6.471, fica instituído o dia 29 de abril e durante toda semana desta data, o poder público municipal poderá conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, conferências, promoção de palestras, mutirões de orientação, exposições e reuniões em unidades de saúde, condomínios residenciais,  órgãos públicos, escolas, estabelecimentos  comerciais, entre outros.

 

“Essa prevenção é de grande relevância, pois quem conhece pessoalmente e quem tem uma criança especial em casa sabe que tem um grau de dificuldade. Temos que dar as mãos àqueles que precisam cuidar dessas crianças especiais”, defendeu Pinheiro.

 

O parlamentar também justificou que o objetivo “é conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre esta má formação, bem como a disseminar o conhecimento específico sobre este assunto, tratando de vacinação contra as doenças que a causam, e estímulos ao acompanhamento pré-natal rigoroso”.

 

Microcefalia

 

Microcefalia é uma má-formação congênita que altera o tamanho da cabeça e do cérebro da criança. As causas, em grande parte, por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, considerado o período de maior risco. Outro causador  que, inclusive motivou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência, foi à proliferação do Zica Vírus, transmitido a partir do mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegipt.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários