Cuiabá, 22 de Janeiro de 2026
Notícia Max
22 de Janeiro de 2026

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026, 08:29 - A | A

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026, 08h:29 - A | A

refeições gratuitas

Cozinhas Solidárias recebem 50 toneladas de arroz da agricultura familiar

Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dá continuidade, esta semana, à entrega de 50 toneladas de arroz tipo 1 às cozinhas solidárias habilitadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no estado de São Paulo. Até o momento, 36,5 t já foram entregues. As demais 13,5 t serão distribuídas nas próximas semanas.

A Conab realiza a compra dos produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os entrega às unidades recebedoras. No caso de São Paulo, as doações contemplam exclusivamente as cozinhas solidárias. Elas recebem os produtos para preparo e distribuição de refeições. A doação de alimentos ocorre por etapas, conforme a disponibilidade de cada cozinha solidária em realizar a retirada dos produtos. Eles ficam disponíveis no Banco de Alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na capital paulista, onde é feita a retirada.

No estado, existem 209 cozinhas solidárias habilitadas pelo MDS. A Conab pretende ampliar o número de unidades atendidas pelo PAA nas etapas seguintes de doação. As cozinhas solidárias são organizadas por entidades da sociedade civil e se consolidaram durante a pandemia de covid-19 como forma de garantir alimentação para populações em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Desde 2023, essas estruturas foram incorporadas como política pública federal, com base na Lei nº 14.628/2023, com foco na oferta de refeições gratuitas para esses públicos.

O arroz foi adquirido de cooperativas vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul, pela Superintendência Regional do Rio Grande do Sul (Sureg/RS) e transferido para a Superintendência Regional de São Paulo (Sureg/SP).

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários