Cuiabá, 31 de Agosto de 2024
Notícia Max
31 de Agosto de 2024

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 22 de Julho de 2016, 10:35 - A | A

Sexta-feira, 22 de Julho de 2016, 10h:35 - A | A

1º ENCONTRO

Dia do Agricultor é comemorado com Mostra da Agricultura Familiar

Da Redação

REPRODUÇÃO

 

 

Em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar, na próxima segunda-feira (25) será realizada a 2ª Mostra da Agricultura Familiar na Feira Municipal em Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá), com a participação de mais de 40 produtores.

 

O técnico em agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Emaper), Juzeny José do Nascimento, explica que os produtores vão comemorar a data comercializando seus produtos tais como: hortaliças, frutas, grãos, leite, frango, peixe, mel e outros. A feira começa às 15 horas e tem encerramento previsto para às 20 horas.

 

Juzeny destaca que o município possui 400 agricultores tradicionais, 850 agricultores assentados e 1.500 índios da etnia Nambikwára e Enawenê-nawê. As principais cadeias produtivas são do leite, mel e piscicultura que movimentam a economia do município e geram renda para as famílias do campo.

 

Nascimento fala que a Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopermaf) está apoiando a comercialização do leite e vendas para a merenda escolar nas cidades de Comodoro, Campos de Júlio e Sapezal.

 

O presidente da Empaer, Layr Mota, explica que Mato Grosso possui 104 mil agricultores familiares, sendo 61 mil assentamentos rurais e 42 mil agricultores tradicionais. Há 51 anos a serviço da família rural, a Empaer aumentou a sua receita em 124% no ano de 2015 em relação a 2014.

 

No último ano, a empresa apresentou uma receita própria de mais de R$ 1,7 milhão e atendeu 40 mil famílias, que foram beneficiadas com projetos no valor de R$ 93,2 milhões em recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

A Empaer conta com 124 escritórios no estado de Mato Grosso, nove campos experimentais, nove regionais, seis campos experimentais, quatro viveiros de produção, três Centros Regionais de Pesquisa e um escritório central que levam conhecimento e assistência aos pequenos produtores.

 

Mota reconhece a importância da parceria que a empresa tem com os produtores rurais, para levar conhecimento, inovação, dedicação e assistência técnica de qualidade e assim contribuir para que os agricultores produzam melhor e tenham cada vez mais dignidade com a vida no campo.

 

“Parabenizo o agricultor e agricultora pelos relevantes serviços prestados, trabalhando todos os dias, de sol a sol, para garantir a produção e alimento que chegue à mesa de cada um de nós, declara Layr.

 

Dia do Agricultor

 

A comemoração ao Dia do Agricultor foi instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. Na época, o presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, por considerar que o trabalho do agricultor era responsável pelo crescimento econômico do Brasil.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários