A promoção de ações de sustentabilidade na produção agropecuária no estado, das pequenas, médias e grandes propriedades rurais, tem encontrado solo fértil na parceria entre a Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e a Embrapa Agrossilvipastoril, com sede em Sinop. O trabalho realizado por meio de acompanhamento técnico, divulgação de pesquisas e realização de eventos que unem o conhecimento científico à troca direta de experiências entre pesquisadores e produtores rurais tem demonstrado resultados na conservação ambiental e na produtividade no campo.
Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre as instituições para o desenvolvimento de ações, projetos e programas com foco na implantação de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis, nas modalidades Sistema Agroflorestal (SAF) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Os produtores rurais terão acesso às vitrines de tecnologia, à casa de sementes e ao viveiro de produção de mudas, instalados na sede da Embrapa, em Sinop. “É o produtor quem ganha com essa parceria. Ele passa a ter ainda mais acesso às inovações desenvolvidas pela Embrapa. Por meio dessas visitas, poderá ver de perto as coberturas propostas no sistema regenerativo”, disse a coordenadora do CAT, Cristina Delicato.
Atualmente duas unidades de SAFs estão em andamento no Assentamento Jonas Pinheiro, que fica entre Sorriso e Vera. “Em função da necessidade de recomposição florestal no assentamento, uma das alternativas é ir além da simples recomposição, promovendo a implantação de florestas produtivas”, explica a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Gonçalves Vendrusculo.
No sítio Vila Láctea, que trabalha com a pecuária leiteira de gado da raça Jersey, a necessidade é consorciar a pastagem com árvores. Elas melhoram a ambiência, oferecendo sombra e conforto térmico ao gado, o que possibilita a produção de leite com maior qualidade, algo que não seria viável em condições de pleno sol. Além do leite diferenciado, a produtora consegue agregar mais valor ao transformá-lo em queijos artesanais especiais.
“A floresta ajuda a pecuária, por meio da ambiência e da sombra; os dejetos da pecuária adubam o solo, melhoram a pastagem e também adubam a floresta. A simbiose dessas duas atividades promove a diversificação da produção na pequena propriedade”, esclarece o pesquisador da Embrapa, Flávio Jesus Wruck. Ele explica que, dessa forma, o sistema aumenta a sustentabilidade, a eficiência produtiva e a renda da propriedade rural.
Eventos aproximam pesquisa, tecnologia e produtores rurais
A parceria entre a Embrapa e o CAT ocorre há mais de 20 anos, com a promoção de eventos como o Workshop de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de Sistemas Produtivos. “É uma grande oportunidade trabalhar juntos nesses eventos. A equipe do CAT tem um histórico e um arcabouço técnico importantes, além de uma ótima relação com os produtores rurais. A Embrapa contribui com tecnologias, inovações e resultados de pesquisas. Temos muitos resultados para apresentar”, destacou o pesquisador Flávio Wruck, que também atua como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril.
Os eventos vão além da divulgação das pesquisas que interessam ao produtor, como destaca a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril. “Essa troca de experiências entre pesquisadores e produtores rurais é fundamental. Os agricultores relatam o que funcionou, o que não funcionou, e isso é muito prático e importante para o dia a dia”, afirmou Laurimar Vendrusculo.
CAT Sorriso amplia atuação e parcerias
A Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada há 23 anos por produtores rurais comprometidos com o avanço tecnológico do campo aliado à preservação ambiental. Desenvolve diversos projetos de apoio à agricultura familiar, certificação internacional da produção de soja sustentável, revitalização de nascentes de rios e educação ambiental junto à rede escolar e à comunidade de Sorriso. A associação está aberta a novas parcerias para a difusão de práticas da agricultura regenerativa, que contribuem para o equilíbrio climático do planeta. Para conhecer mais sobre ações acesse: catsorriso.org.br
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.


0 Comentários