Cuiabá, 17 de Junho de 2024
Notícia Max
17 de Junho de 2024

AGRONEGÓCIO Sábado, 25 de Maio de 2024, 08:13 - A | A

Sábado, 25 de Maio de 2024, 08h:13 - A | A

dia do trabalhador rural

Saúde e segurança do trabalhador rural

Agrolink

Neste 25 de maio, celebramos o Dia do Trabalhador Rural. A data é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que são a força e a engrenagem que impulsionam o agronegócio brasileiro, que é cada vez mais protagonista na produção mundial de alimentos. Neste dia, não devemos apenas celebrar a importância do trabalhador rural, mas também disseminar a importância mitigação de riscos dessas pessoas em suas atividades laborais nas produções agrícolas e alimentos cultivados no Brasil e presentes em todo o mundo.

Segundo estudo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2023, o número de pessoas trabalhando no agronegócio brasileiro é de 28,34 milhões. O número representa 26,8% das ocupações no país, além de ser recorde da série histórica, iniciada em 2012. Além disso, a população ocupada no agronegócio cresceu 1,2%. Ou seja, aproximadamente 341 mil pessoas de 2022 para 2023.

Com mais de um quarto dos brasileiros trabalhando no agronegócio, os cuidados com a saúde e a proteção contra incidentes e acidentes devem ser ainda mais intensificados, seja por empregadores quanto por trabalhadores. Por isso, as Boas Práticas Agrícolas são essenciais no campo. Elas regem não só os cuidados com o manejo das lavouras, mas também com a vida de quem é o responsável por protegê-las das pragas e doenças que as afetam.

Para um trabalho com segurança no campo, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais e obrigatórios para reduzir/minimizar a exposição inadequada do profissional aos defensivos agrícolas. O trabalhador deve manusear os produtos com cuidado e seguindo as recomendações da bula e rótulo de cada produto. Além dos EPIs adequados, deve-se usar equipamentos de aplicação devidamente inspecionados e calibrados, em bom estado de conservação.

É previsto em lei que o empregador é obrigado a fornecer, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados, além de orientar sobre o uso correto e disponibilizar local para guardar roupa pessoal. Outro ponto é disponibilizar água, sabão e toalhas para higiene pessoal. O trabalhador também deve zelar por sua segurança e saúde, exigindo o equipamento necessário para a atividade laboral, bem como solicitar as instruções necessárias para o uso correto dos EPIs, além de mantê-los em bom estado e devidamente limpos/descontaminados, por exemplo.

Agricultores e trabalhadores rurais são a força que impulsiona o setor e o país, já que a maioria dos brasileiros em ocupações laborais, estão no agronegócio. Para seguirem sendo os protagonistas, as boas práticas agrícolas e da vida devem sempre ser colocadas em prática. Para isso, a integridade física e as boas práticas no campo devem estar sempre em pauta, não apenas no Dia do Trabalhador Rural. Hoje, temos que celebrar as pessoas que trabalham no campo e movimentam a cidade.

Julliane Fuscaldi é especialista da área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários