Cuiabá, 17 de Junho de 2024
Notícia Max
17 de Junho de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 27 de Abril de 2021, 14:23 - A | A

Terça-feira, 27 de Abril de 2021, 14h:23 - A | A

APÓS CAPACITAÇÃO

Trabalhadores rurais de Campo Verde aprendem técnicas

Um dos primeiros conhecimentos adquiridos foi sobre como trabalhar com segurança

Senar

Há cinco anos, Márcio Adão dos Santos aceitava um novo desafio: trocar a cidade pelo campo. Depois de ser açougueiro, pedreiro e frentista, o trabalhador seria contratado como serviços gerais na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Campo Verde (120 km de Cuiabá). Após conhecimento adquirido em capacitações, o trabalhador mudou de cargo.

Um dos primeiros conhecimentos adquiridos foi sobre como trabalhar com segurança. "Eu era braçal, não sabia nada. Depois do curso pude manipular sementes e agrotóxicos. Hoje trabalho na pulverização e sei usar o equipamento de proteção corretamente", afirma.

O trabalhador concluiu o treinamento da Norma Regulamentadora 31.8 - que ensina sobre medidas de prevenção de acidentes no manuseio de defensivos agrícolas. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural do município.

Vamil de Souza, colega de Márcio, possuía experiência de 10 anos no campo, mas somente após assumir o novo emprego, conseguiu se capacitar na Norma. "Eu conhecia alguma coisa, mas nunca tinha feito um curso. Foi no treinamento que eu conheci os equipamentos de segurança e proteção, para o serviço que eu faço hoje", destaca.

A Fazenda é de propriedade da produtora rural, Michele Bottan. Segundo ela, o conhecimento é primordial para os trabalhadores. "Hoje em dia, realizar o curso é uma necessidade e ajuda tanto na execução do serviço como melhora o currículo dos funcionários".

Além dos aprendizados em segurança do trabalho, Michele também incentiva os trabalhadores a aproveitarem os demais treinamentos ofertados pela instituição. "As meninas da cozinha vão fazer o curso de Cantina Rural, eu já fiz o curso de Relacionamento Interpessoal. São oportunidades de conhecimento disponíveis e devem ser aproveitadas".

Oportunidade - Os interessados em realizar algum curso pelo Senar-MT devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município e manifestar interesse para ingressarem na próxima turma.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários