Cuiabá, 18 de Janeiro de 2026
Notícia Max
18 de Janeiro de 2026

BRASIL Domingo, 18 de Janeiro de 2026, 10:25 - A | A

Domingo, 18 de Janeiro de 2026, 10h:25 - A | A

carteira de habilitação

Renovação automática da CNH beneficia cerca de 46 mil motoristas por dia

Medida que entrou em vigor há uma semana permite que bons condutores possam renovar documento gratuitamente

R7

Desde a implementação da iniciativa que permite a renovação automática e gratuita da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para os “bons condutores”, no último dia 9, ao menos 323.459 motoristas foram beneficiados no país — em média, 46,2 mil por dia. O total economizado com a medida chega a R$ 226 milhões, segundo o Ministério dos Transportes.

De acordo com dados divulgados pelo governo na quinta-feira (15), o Sudeste foi a região com mais motoristas beneficiados (pouco mais de 159,7 mil). Veja os números nas demais regiões:

Nordeste: 64 mil
Sul: 53 mil
Centro-Oeste: 26,9 mil
Norte: 18,2 mil

São Paulo lidera o ranking, com 86.770 CNHs renovadas automaticamente. Depois, aparecem Minas Gerais (35.771), Rio de Janeiro (29.343), Paraná (22.119), Rio Grande do Sul (18.239) e Bahia (15.226).

Entre os condutores beneficiados, a maioria pertence à categoria B, destinada a carros (52%), seguida pela AB, que inclui carros e motocicletas (45%), e pela A, exclusiva para motos (3%).

Quem tem direito à renovação automática?
Apenas os chamados bons condutores e aqueles que se encaixam nas regras têm o benefício e a gratuidade garantidos, de acordo com governo federal.

Nesses casos, não há mais necessidade de realizar exames presenciais, ir ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou pagar taxa para renovar o documento.

Os condutores recebem notificações em seus aplicativos da CNH Digital informando sobre a possibilidade da renovação automática do documento.

Todo o procedimento é feito de forma automática e digital, por meio do sistema da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Regras
Não ter cometido infração pontuada nos últimos 12 meses anteriores à renovação;
Ativar o Cadastro Positivo de Condutores no aplicativo CNH do Brasil ou no portal de serviços da Senatran para conseguir o selo Bom Condutor no aplicativo da CNH do Brasil;
Ter entre 20 e 50 anos. Quem tem entre 50 e 69 anos pode ter a carteira renovada dessa forma apenas uma vez. Motoristas com 70 anos ou mais não são aptos para o benefício;
A medida contempla apenas a renovação digital da CNH. Quem preferir ter o documento físico — que passa a ser opcional — terá de pagar a taxa para emissão no Detran;
A validade do documento continua sendo 10 anos para quem tem até 50 anos; 5 anos para quem tem entre 50 e 69 anos; e 3 a partir dos 70 anos.
Não ter CNH com validade reduzida por recomendação médica (casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde);
Motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias ficam de fora da medida.

Como era antes
Antes, a renovação era feita pelo Detran em cada estado. Os condutores precisavam ir a um posto de atendimento com os documentos de identificação para abrir o processo e coletar a biometria.

Era cobrada uma taxa de renovação, que variava de acordo com o estado. Em geral, era exigido o exame de aptidão física e mental nas clínicas credenciadas — que também era cobrado.

O documento levava mais de 10 dias para ficar pronto.

A mudança faz parte de um pacote de medidas para a CNH promovidas pelo governo, que acabou, no mês passado, com a obrigatoriedade da autoescola na obtenção da carteira de motorista.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários