A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, defendeu na última sexta-feira (12), durante o Congresso Prefeitos do Agro 2025, realizado em Sorriso, a importância de preservar o direito à propriedade privada e de fortalecer o agronegócio mato-grossense. Samantha Iris e outras lideranças políticas do estado participaram do painel Mulheres na Política e o Futuro do Agro.
Apontando a existência de uma "dissonância" entre o governo federal e o Estado de Mato Grosso, Samantha, que representou a Prefeitura de Cuiabá no evento, sugeriu o diálogo como caminho para transformar a capital mato-grossense em um polo de soluções tecnológicas e de apoio ao desenvolvimento do estado.
“No âmbito municipal, especialmente em Cuiabá, temos um prefeito que tem muito orgulho em dizer que é o prefeito da capital do agro. Precisamos estabelecer na capital um verdadeiro ponto de apoio ao agronegócio do Mato Grosso, promovendo o diálogo entre todas as esferas de poder. Fortalecer o agro em Cuiabá é também fortalecer o interior e todas as cidades que movem a economia do estado”, opinou.
Segundo ela, tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo podem incentivar, por exemplo, a implantação de empresas que trabalham com tecnologia, qualificação e tudo aquilo de que o agro precisa para se desenvolver. “Nossos produtores, às vezes, precisam de qualificação, de tecnologia, e têm que buscar fora, mas poderiam buscar em Cuiabá. Então, também cabe a nós, enquanto gestores e legisladores municipais, pensar nisso.”
Ela também destacou os desafios regionais e culturais enfrentados por cada cidade, e reforçou a importância da presença feminina na política, seja na proteção das crianças, na segurança da mulher ou na luta contra o feminicídio.
“Nosso papel como mulher é pensar em políticas para as mulheres e para as crianças, obviamente, porque nós, enquanto mulheres, sabemos: se os nossos filhos estão bem, a gente está bem para trabalhar e se desenvolver. Infelizmente, somos um estado que vive uma triste realidade de feminicídio e precisamos lutar contra isso também. Enquanto mulheres na política, conseguimos abranger muitas políticas públicas. É importante aproveitar o potencial de cada uma das mulheres em seus respectivos espaços”, finalizou.
Também acompanharam a agenda em Sorriso a diretora do Núcleo Primeira-Dama, Grasiele Monteiro Moraes; o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros; e o diretor de Equipamentos Turísticos, Fernando Sato.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários