Alunas do Programa Siminina, da unidade Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, receberam nesta segunda-feira (28) a visita de indígenas da etnia Bakairi, vindos do município de Paranatinga. O encontro proporcionou a 35 meninas, com idades entre 6 e 14 anos e em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de conhecer de perto a cultura e os costumes dos povos indígenas.
A interação permitiu uma troca de experiências, conhecimento e esclareceu dúvidas das meninas. Elas questionaram sobre os costumes e diversos temas, entre eles, se há escola na aldeia, como é feito o cocar, a pintura corporal, dança e tradição.
“Estamos aproximando as Simininas da cultura dos povos indígenas, uma herança dos nossos antepassados. Essa vivência tem sido muito significativa, tanto para elas quanto para nós, pois nos permite conhecer de perto seus costumes. É muito diferente apenas ouvir falar; aqui, elas estão vendo, sentindo, se conectando diretamente. Tem sido uma experiência enriquecedora e transformadora”, afirmou Ivete.
A líder indígena Naiwâ destacou que o futuro do povo Bakairi será garantido pelas novas gerações. Segundo ela, a interação fortalece o respeito e o entendimento sobre a cultura Bakairi. Para Naiwâ, é preciso parceria para assegurar a continuidade da defesa do território e da cultura, uma responsabilidade que também recai sobre as futuras gerações e que não é exclusiva dos povos indígenas, mas de toda a sociedade.
"Para mim, é muito importante que elas conheçam a nossa cultura, que entendam como o povo Bakairi vive hoje em dia, lá no território, na aldeia. Muitas vezes, elas não têm acesso a esse conhecimento, e essa aproximação ajuda a fortalecer o respeito e o entendimento entre nós”, afirmou a líder.
As unidades Siminina dos bairros Jardim Leblon e Renascer também receberão a visita de indígenas Bakairi nesta quarta-feira (30). Além de reconhecer a importância da preservação da cultura, o encontro, alusivo ao “Dia dos Povos Indígenas”, comemorado no último dia 19 de abril, promove conhecimento, valorização, solidariedade e empatia com os povos originários.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários