Cuiabá, 23 de Janeiro de 2026
Notícia Max
23 de Janeiro de 2026

CIDADES Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 08:50 - A | A

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 08h:50 - A | A

qualificação

Capacitação náutica prepara colaboradores da Energisa para desafios do Pantanal

Treinamento habilitou 14 profissionais e comprova que investir em pessoas transforma a segurança e a rotina de trabalho em regiões de difícil acesso

Da Redação

No Pantanal, o caminho até o trabalho nem sempre é uma estrada. Em muitos trechos, é o rio que conduz a rotina dos eletricistas e leituristas da Energisa Mato Grosso. Para garantir o melhor atendimento e priorizando a segurança, colaboradores da concessionária participaram do curso de piloto de barco – Arrais Amador. Ao todo, 14 profissionais concluíram a capacitação, que reuniu teoria, prática e habilitação oficial reconhecida pela Marinha do Brasil.

Entre eles estava Edivan Aparecido, leiturista da Energisa em Santo Antônio de Leverger. Ele conta que o curso mudou sua percepção sobre pilotar uma embarcação.

“Participar do curso para pilotar barcos, com instrutor e técnicas adequadas, nos permitiu aprender a manusear o barco, equilibrar, fazer curvas com segurança e enfrentar situações do dia a dia. Foi muito proveitoso, recomendo a todos”, relata.

A formação contou com oito horas presenciais de teoria, conteúdos complementares em EAD e culminou na prova oficial da Marinha, necessária para a obtenção da habilitação de Arrais Amador. O treinamento foi conduzido por uma empresa especializada, seguindo normas de segurança e navegação.

A capacitação é oferecida conforme a demanda das áreas, especialmente para profissionais que ainda não possuem a licença necessária e precisam estar habilitados para conduzir embarcações.
Com foco em situações reais, o curso abordou técnicas de condução e análise do ambiente que reduzem riscos e aumentam a segurança durante as atividades.

“Quando investimos em capacitação, estamos cuidando das pessoas. Atuar no Pantanal exige preparo técnico e responsabilidade. Oferecer esse tipo de formação garante mais segurança, confiança e valorização para os nossos colaboradores. O Pantanal tem características únicas e desafios que fazem parte da rotina dos nossos times. Capacitar os colaboradores para navegar com segurança é reconhecer essa realidade e dar as ferramentas certas para que eles possam trabalhar com tranquilidade”, destaca Matheus Valverde, coordenador de Educação e Aprendizado da Energisa.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Energisa voltadas à capacitação contínua. A concessionária também promove o curso off-road, por exemplo, preparando equipes para a condução segura de motos em terrenos irregulares.

“Em regiões onde o deslocamento é parte do desafio, o conhecimento faz diferença. Ao capacitar seus colaboradores, a Energisa aumenta a segurança das operações no Pantanal e oferece melhores condições para quem percorre longas distâncias para garantir o fornecimento de energia”, finaliza Matheus.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários