Cuiabá, 17 de Junho de 2024
Notícia Max
17 de Junho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 05:58 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 05h:58 - A | A

INFRAÇÃO

Celular e direção: combinação perigosa no trânsito de Mato Grosso

Em 2023 as mortes por acidente no trânsito em MT aumentaram em 63% e o uso do celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes.

Suzana Ataide

Infelizmente, durante o cotidiano, é fácil flagrar condutores distraídos olhando e até falando ao celular no trânsito da capital. Até quem está sobre duas rodas se arrisca. Embora pareça uma prática rotineira e pareça algo inofensivo, essa atitude pode ser uma combinação perigosa. Segundo o Detran, o estado já registrou 10.268 infrações por dirigir utilizando o celular e esse ato aumenta em 400% o risco de acidentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes, uma vez que reduz significativamente o tempo de reação do condutor e interfere na atenção em relação ao trânsito. Segundo o último Anuário Estatístico de Trânsito (2023) do Departamento Estadual de Trânsito de MT (Detran), o estado registrou 10.268 infrações por dirigir utilizando o celular.

Utilizar o aparelho enquanto dirige põe a própria vida em risco, como a dos pedestres e demais condutores. Conforme o Anuário da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as mortes no trânsito em Mato Grosso aumentaram 63% em 2023 comparado a 2022. Ano passado 891 pessoas morreram vítimas de acidentes no trânsito. No ano anterior foram 565.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece penalidades para os motoristas que usam o celular no volante, com multas que variam conforme a gravidade da infração. No estado a infração é considerada de natureza gravíssima, no entanto, apesar dos pontos na carteira e do prejuízo financeiro, alguns condutores seguem cometendo a infração.

Helena Silva, de 36 anos, trabalha como Uber há 3 anos na capital, o celular é a sua principal ferramenta de trabalho, relata ter o máximo de cuidado e atenção possível, utilizando o aparelho apenas para localização, no entanto, observa que no cotidiano é comum ver condutores utilizando o celular enquanto dirigem. “Não é fácil, porque além de me preocupar com a minha segurança, os buracos na rua que Cuiabá não tá fácil, eu tenho que me preocupar com motorista distraído com o celular”.

“Já perdi as contas de quantas vezes quase bati o carro e quando fui ver o outro motorista estava mexendo no Whatsapp, rolando o feed do Instagram e às vezes até vendo vídeo” desabafa.

No mês de maio é realizada a campanha “Maio Amarelo”, para promover a conscientização sobre segurança e redução de mortes no trânsito. Segundo a advogada Patrícia Santos, que pesquisa conscientização e legislação no trânsito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a campanha é uma das principais formas de reeducação no trânsito e as ações precisam ser constantes, “quando se trata de conscientização no trânsito, é necessário pensar em direção defensiva, atenção e políticas públicas para reeducar e diminuir as estatísticas negativas que o estado têm em relação a violência no trânsito, para isso, as ações e o processo de reeducação no trânsito precisam ser contínuos”, explica.

O Detran-MT, em parceria com os órgãos de segurança pública, finaliza o mês de maio com palestras, abordagens educativas e ações que visam engajar a população, o objetivo é promover uma mudança significativa e necessária no comportamento dos motoristas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários