Cuiabá, 21 de Novembro de 2025
Notícia Max
21 de Novembro de 2025

CIDADES Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025, 14:44 - A | A

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025, 14h:44 - A | A

confira

Corpo de Bombeiros anuncia vencedores do Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã

Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação; cinco estudantes ganharão tablets

Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, nesta sexta-feira (21.11), o resultado do Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã, iniciativa voltada aos estudantes das Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II com a produção de vídeos sobre prevenção a queimadas e incêndios florestais. Os cinco estudantes vencedores alcançaram os maiores índices de engajamento em suas publicações nas redes sociais e serão premiados com tablets. Confira aqui quem são os vitoriosos.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o desafio convidou alunos das cinco escolas militares a produzirem vídeos de até um minuto, no formato de entrevista. Neles, o estudante atua como repórter e entrevista um responsável, familiar ou outro adulto sobre o tema “Como prevenir e evitar queimadas e incêndios florestais”.

As produções foram publicadas no perfil do Instagram das escolas militares e aquelas que obtiveram maior alcance e interação foram consideradas vencedoras. Um estudante de cada unidade escolar foi selecionado, sendo: Dalessandro Rikelme, de Alta Floresta; Manoel Neto, de Cuiabá;  Geovana Cordeiro, de Colíder; Nicolas Oliveira, de Rondonópolis; e Rebeca, de Barra do Garças. 

Cada estudante será premiado com um tablet, como forma de reconhecimento pelo empenho e criatividade demonstrados. Além dos alunos, os professores tutores responsáveis por apresentar e acompanhar o conteúdo do Programa Sentinelas do Amanhã também serão contemplados, reforçando o papel essencial dos educadores no processo de formação dos estudantes. Ao todo, serão entregues 10 tablets e a premiação deve ocorrer até o dia 28 de novembro.

Para o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, promover o programa Sentinelas do Amanhã, que culminou no desafio, foi fundamental para envolver toda a comunidade escolar no enfrentamento às queimadas urbanas e incêndios florestais, estimulando consciência crítica e responsabilidade ambiental desde cedo.

“O Desafio Repórter Sentinelas reforça esse propósito ao mobilizar estudantes, professores e famílias em torno de um tema que exige mudanças imediatas de comportamento. Ao incentivar os alunos a dialogarem com adultos sobre o uso do fogo, promovemos não apenas educação, mas transformação social. Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para gerar resultados concretos a curto prazo e construir uma cultura permanente de prevenção em Mato Grosso”, destacou o comandante.

Sentinelas do Amanhã

O programa Sentinelas do Amanhã foi desenvolvido ao longo deste ano pelo CBMMT e capacitou cerca de 1,1 mil educadores sobre o tema. Esses profissionais repassaram o conteúdo a centenas de alunos, ampliando o alcance das ações de conscientização nas escolas. O objetivo da iniciativa é estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso responsável do fogo, além de reforçar a importância da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários