Estudantes matriculados na escola pública de Cuiabá, Ranulpho Paes de Barros, com idades entre 7 e 8 anos, foram protagonistas, na manhã desta terça-feira (30), da peça de teatro “Trânsito Mágico da Cidade Encantada”, apresentada no Cine Teatro. Trata-se da segunda etapa estadual da 20ª edição do Festival Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran).
Nesta quarta-feira (1º), às 9h20, está programada a apresentação dos estudantes da Escola Municipal Silva Freire, com a peça “Saber e Não Cumprir Não Salva Vidas, Apaga Futuros, Apressa às Despedidas”. O evento, realizado em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Governo do Estado, segue até quinta-feira (2), com a participação de estudantes de escolas públicas de diversos municípios de Mato Grosso. As melhores produções serão escolhidas para a etapa nacional do festival.
Durante a apresentação de 30 minutos, as crianças usaram trajes de árvores encantadas e mini-fardas de policiais militares, explorando criatividade e imaginação para transmitir mensagens de conscientização no trânsito. Houve também canções com letras que pediam atenção de pedestres e motoristas às regras de circulação em rotatórias e preferenciais, em um cenário de cidade montado com caixas de papelão.
No dia 9 de setembro, a peça foi premiada pelo Núcleo de Educação do Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) como “melhor espetáculo”. Por isso, concorre agora à etapa nacional do festival, podendo figurar entre as melhores produções estudantis do país.
O estudante Pedro Henrique Campos, do 3º ano da Escola Ranulpho Paes de Barros, integra o elenco da peça teatral e já se considera satisfeito com a experiência. “Estou gostando porque aprendo muito sobre regras de trânsito. Estou aqui fazendo o meu melhor, porque foi concedido por Deus e aos meus colegas a oportunidade de participar desta fase”, disse.
A estudante Ana Júlia Cruz, também da mesma escola, interpretou uma policial militar. Encantada com o teatro, ela destacou a alegria de participar da etapa estadual. “É uma participação muito importante e legal para aprender as regras de trânsito. Melhor do que ganhar é se divertir. Já somos vitoriosos em chegar nesta etapa. O que mais importa é a minha felicidade e a dos meus amigos.”
A diretora da Escola Ranulpho Paes de Barros, Adriana Leonina Ferreira, enalteceu o empenho dos alunos. “É um momento maravilhoso, mágico. Conseguimos enxergar a dedicação pela arte nos olhos de cada criança.” A professora de Artes Elisangela Batista, que ajudou a desenvolver a peça, também celebrou o resultado. “Foi uma ótima atuação, refletindo nosso total compromisso com a arte e a educação. A dedicação dos alunos é marcante.”
Entenda
O Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito é dividido em duas modalidades:
Teatro na Escola: montagens realizadas em unidades escolares (públicas ou privadas), dirigidas por professores ou projetos pedagógicos das secretarias de Educação.
Projetos Teatrais: produções de grupos culturais, escolas de teatro, companhias teatrais, centros culturais e projetos sociais externos à rede educacional.
Essa divisão valoriza a diversidade artística e pedagógica, permitindo que cada iniciativa seja avaliada em seu contexto específico.
Júri especializado e plural
A comissão julgadora contará com avaliadores de diferentes áreas:
Jurados pedagógicos: servidores do Detran-MT e uma convidada do Detran-SC;
Jurados temáticos: servidores da PRF, com conhecimento em segurança viária e educação para o trânsito;
Jurados cênicos: artistas renomados das artes cênicas, garantindo avaliação técnica e artística de excelência.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários