Cuiabá, 16 de Julho de 2024
Notícia Max
16 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 08:17 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 08h:17 - A | A

BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO

Cuiabá tem a melhor qualidade de vida de MT, aponta Índice de Progresso Social do Imazon

A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano. Isso afastou o uso de números do Censo

Da Redação

Cuiabá é o município de Mato Grosso com a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Com um IPS de 68,47, Cuiabá ainda aparece em 7º lugar no ranking de capitais no que diz respeito a ações voltadas à promoção da assistência social no município. As notas foram emitidas com base em questões como saneamento, moradia, saúde, acesso à educação, qualidade do meio ambiente e inclusão social.

Para a pesquisa, foi utilizada uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. Chamado de ‘IPS Brasil’, o levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo MapBiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças. As notas variam de 0 a 100.

O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, que formam a média final. Cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos diferentes. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.

A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano. Isso afastou o uso de números do Censo. Os pesquisadores também evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, o que é comum em números de segurança e explica a falta de estatísticas de roubos e furtos.

Cuiabá teve nota 68,47, tendo seu melhor desempenho em itens relacionados às necessidades humanas básicas, como atendimento na atenção primária, redução das perdas de água na distribuição, cobertura vacinal e índice de abastecimento de água.

Além de Cuiabá, tiveram boas notas no IPS municípios como Primavera do Leste (231 km ao sul da capital), com 67,64, e Poxoréu (251 km de Cuiabá), com 55,53. Essas três foram enquadradas na segunda melhor faixa de notas, de 63,09 a 65,85.

O prefeito Emanuel Pinheiro, que tem a humanização na gestão como prioridade, comemorou o resultado.

“É extremamente gratificante para mim, como prefeito de Cuiabá, constatar que todo o trabalho que temos realizado na capital está surtindo efeitos extremamente positivos. Administrar uma capital do porte de Cuiabá não é uma tarefa simples, mas é um desafio que me propus a enfrentar, porque quero o melhor para a minha cidade natal. Continuaremos no caminho do desenvolvimento até o fim da gestão, honrando sempre o nosso compromisso, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nossa população. São anos de dedicação, onde o foco principal sempre foi o de melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam. Por isso, isso não me gera nenhuma surpresa, já que somos referência nacional em mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico”, disse o gestor.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários