O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 3.051 atendimentos no mês de outubro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 2.173 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br), foram 878 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 1.326 atendimentos. Liderando o setor, está a categoria “Energia Elétrica”, com 736 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 347 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 162.
Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 326 reclamações: 124 para a categoria “Banco Comercial”, 55 para “Cartão de Crédito” e 45 para “Outros Contratos”.
A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 246 atendimentos, sendo 32 para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 26 para “Eletrônico Importado” e 13 para “Vestuário” (Calçado/Roupa).
Já a área “Serviços Privados”, com 202 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 54 procedimentos para “TV Por assinatura” (Cabo, Satélite, etc.), 28 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 24 para “Agências e Operadoras de viagens” (pacotes turísticos).
A categoria “Habitação” aparece em quinto lugar, com 33 reclamações, seguida de “Saúde”, com 28 registros, e “Alimentos” com 12 reclamações.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
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