A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), realizou nesta quinta-feira (31.7) o evento “FNAS Pelo Brasil Etapa Mato Grosso”. O encontro técnico foi sediado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
O encontro técnico tem como objetivo reunir os municípios para alinhar ideias e debater questões relacionadas à gestão orçamentária, bem como direcionamento de recursos e financiamento de serviços, programas e projetos na área da assistência social.
A secretária adjunta de Assistência Social da Setasc, Miranir Oliveira, explica a finalidade do encontro técnico e sua eficácia para a gestão socioassistencial no Estado.
“O FNAS Pelo Brasil’ está em Mato Grosso com o objetivo de auxiliar os municípios na qualificação, para aprimorar as ações relacionadas aos fundos municipais de assistência social. Por meio desse encontro, os gestores municipais têm a oportunidade de aplicar a destinação dos seus recursos financeiros para as políticas de assistência social de forma mais eficaz e assertiva”, pontuou.
Para o diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimateia, é vital levar apoio e esclarecimentos aos municípios por meio do encontro técnico.
“É fundamental ter políticas públicas transversais e esclarecedoras, para o melhor aproveitamento dos trabalhos da assistência social, ações que beneficiam e protegem todas as esferas da sociedade. Com isso, é importante também saber como destinar e gerenciar os recursos que a assistência social necessita, para isso o ‘FNAS Pelo Brasil’ se faz presente”, ressaltou o diretor executivo.
Durante o “FNAS Pelo Brasil”, os gestores e representantes municipais de assistência social têm a oportunidade de dialogar e receber orientações referentes ao controle, gerenciamento dos recursos, execução orçamentária e prestação de contas, para o melhor aproveitamento na aplicação dos serviços socioassistenciais que são direcionados à população.
A diretora da secretária municipal de Assistência Social de Alta Floresta, Sirlei Vaz da Silva, enfatiza a importância de participação dos municípios, para melhor aproveitamento e alinhamento de ideias durante o evento.
“É muito importante para nós enquanto município, participar desses encontros. Muitas vezes, os municípios não possuem recursos suficientes para garantir o básico de seguridade e proteção social àquelas famílias que mais precisam, por isso, ter um espaço da magnitude que é o ‘FNAS pelo Brasil’ é vital para esclarecer dúvidas, parear informações e encontrar soluções de melhorias para serviços, especialmente aos municípios cujas prefeituras possuem mandatos recentes”, disse Sirlei.
O FNAS Pelo Brasil Etapa Mato Grosso, possibilitou trocas de ideias, falas de autoridades e esclarecimentos de dúvidas. O evento conta com um cronograma que percorre o país todo, sendo este, iniciado no dia 25 de abril e com encerramento previsto para 15 de agosto. Desenvolvido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), os encontros têm como objetivo tratar sobre ações orçamentárias, recursos e aplicação financeira na área da assistência social entre estados e municípios.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários