A 10ª Feira de Empregabilidade, realizada na tarde de segunda-feira (29), em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic), consolidou-se como uma importante ação da Prefeitura de Cuiabá no enfrentamento ao desemprego. Em apenas quatro horas de evento, 96 pessoas saíram com cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego — algumas delas ainda no mesmo dia.
Ao todo, 280 pessoas em situação de vulnerabilidade foram atendidas, com orientações profissionais, elaboração de currículos e encaminhamento direto para empresas que participaram da iniciativa. “Os currículos foram analisados no ato. Havendo compatibilidade com as vagas disponíveis, os candidatos já saíram com entrevistas agendadas. Agora, as empresas avaliam quem será contratado”, explicou o diretor especial de Geração de Emprego, Renda e Qualificação da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, Leandro Figueiredo.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho e do Sine Municipal, com o apoio da Unic Beira Rio e mais de 21 empresas privadas. Foram ofertadas aproximadamente 2 mil vagas de emprego, sendo 30 delas voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs).
“Nos unimos com o objetivo de potencializar os esforços. Quando há cooperação entre o setor público e o privado, conseguimos oferecer muitas oportunidades em um único lugar, com estrutura e acessibilidade. Todos saem ganhando”, destacou o secretário municipal Vicente Falcão.
Leandro Figueiredo enfatizou que essa foi a primeira grande ação de empregabilidade da atual gestão. “Essa edição marca a entrada efetiva da Prefeitura na organização da feira, sob a liderança do prefeito Abílio Brunini. Com nosso apoio, ampliamos o número de vagas, a estrutura e os resultados. Muitos candidatos já deixaram o evento com a entrevista marcada para o mesmo dia ou para o dia seguinte”, reforçou.
A reitora da Unic, Maria Angélica Motta da Silva Esser, destacou o compromisso da universidade com a inserção profissional. “Há 37 anos formamos profissionais para o mercado. Abrir as portas da instituição para conectar empresas e candidatos é uma forma de cumprir nosso papel social”, disse.
Atendimento dinâmico e serviços integrados
O atendimento na feira foi planejado para ser prático e eficiente. “Os candidatos são recepcionados pelos servidores do Sine, que fazem a triagem com base no número do PIS. A partir do histórico profissional, são indicadas vagas compatíveis. Quem possui graduação também recebe orientação para funções mais adequadas ao seu perfil”, detalhou Figueiredo.
Além das vagas, a feira ofereceu serviços como orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego, formalização de MEI, emissão de boletos e parcelamento de débitos.
Uma nova edição da Feira de Empregabilidade já está sendo planejada para o mês de setembro. A data e o local serão divulgados em breve.
“Capacitem-se, busquem novos caminhos e não tenham medo de ousar. Estas são oportunidades que transformam vidas, e a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em abrir essas portas para todos”, finalizou o secretário Vicente Falcão.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários