A lei de segurança bancária completou três anos neste mês de agosto em Cuiabá. Com o objetivo de dificultar atos criminosos nas agências, a lei resultou em melhorias de acordo com avaliação dos bancários e vigilantes que atuam diretamente com esta realidade. Entre as obrigações dos bancos estão a instalação de biombos em todos os caixas de atendimento e câmera de gravação para monitoramento.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), Clodoaldo Barbosa, a categoria notou a diferença desde que a lei foi implantada em Cuiabá. “Observamos que as queixas de ações criminosas nos bancos diminuíram depois que as obrigatoriedades foram efetivadas. Os bancários trabalham com uma sensação de segurança maior que antes não era possível”.
Entre as determinações da lei municipal 5.687/2013 de autoria do vereador Arilson da Silva, estão portas giratórias com detectores de metal, biombos nos caixas de atendimento, fachadas das agências com vidros blindados. Outro destaque diz respeito à função do vigilante que com a lei, passa a atuar tão somente na vigilância do local, não cabendo a este profissional organizar filas de caixa, por exemplo.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Transporte de Valores de Mato Grosso (Sindvalores), Aurivan Alencar, a lei de segurança bancária demonstra resultados positivos tanto para os profissionais da área como para a população. “Antes desta lei ser realidade, as queixas de saidinha de banco eram frequentes. Agora, os criminosos encontram mais dificuldade”.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários