A radiocomunicação digital começou a ser implantada em 2020 e já está concluída em 100% dos municípios de Mato Grosso, com um investimento de mais de R$ 90 milhões. A ferramenta coloca o estado como o mais digital do país, proporcional à extensão territorial.
“Hoje 100% das nossas forças de Segurança em Mato Grosso contam com rádio digital. Na prática, isso significa que a bandidagem não consegue mais comprar aqueles radinhos no camelô e copiar a frequência da conversa dos policiais, o que acontecia há alguns anos quando tínhamos rádios analógicos”, comemorou Mendes.
Para atender todos os municípios, foram adquiridos 4.500 terminais de rádios digitais e cerca de 3 mil servidores de segurança foram capacitados.
“Começamos esse grande investimento em 2021 e estou muito feliz porque estamos coroando aquilo que é resultado do trabalho de todos. Todos participaram, contribuíram, cada um do seu modo, no seu momento, e é por isso que a gente vive essa boa fase em Mato Grosso”, afirmou o governador.
A nova ferramenta abrange a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
O Governo do Estado adquiriu 4,5 mil terminais digitais, 256 Estações Rádio Base (ERB), 44 rádios fixo, 4.042 rádios portáteis, torres, controladores de sites (SIS), consoles para despacho, mochilas transportáveis, entre outras ferramentas tecnológicas, além do veículo móvel para auxiliar as forças de segurança nas operações de buscas a criminosos em regiões de difícil acesso. A rede digital é segura e criptografada, garantindo que a frequência não seja copiada por organizações criminosas.
A implantação ocorreu em quatro fases, sendo a primeira nas regionais de Cuiabá e Várzea Grande. Na sequência a Sesp trabalhou na faixa de fronteira, nas cidades de Cáceres e Pontes e Lacerda, e seguiu para expansão da tecnologia nas regionais de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Nova Mutum.
A conclusão ocorreu neste mês, nas regionais de Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Água Boa e Guarantã do Norte. Neste período, mais de 4 mil servidores foram capacitados para operar a tecnologia e mais de 9,1 milhões de chamadas foram atendidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O secretário de Segurança Pública, César Roveri, afirmou que o investimento feito é um legado que a gestão Mauro Mendes deixa para a segurança de Mato Grosso.
“Nós saímos da era analógica e passamos para a era 100% digital, com criptografia de ponta a ponta. Isso garante mais segurança e tranquilidade nas operações das forças de segurança, porque impede que usuários não autorizados acessem e roubem as informações. É um legado que o governador Mauro Mendes deixa para o Estado”, disse.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários