Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Notícia Max
22 de Junho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 24 de Maio de 2021, 08:38 - A | A

Segunda-feira, 24 de Maio de 2021, 08h:38 - A | A

AGRONEGÓCIO

Mauro: “MT é um dos grandes exemplos de sustentabilidade”

O impacto causado pela produção, principalmente no cerrado, conforme o governador, foi suplantado pelo impacto social e econômico

Redação

Mato Grosso produz preservando 62% do seu território, sendo um dos grandes exemplos de sustentabilidade, fazendo aquilo que é muito importante para o mundo, que é produzir alimentos, atendendo o país e tendo condições de exportar para dezenas de países e contribuindo para a segurança alimentar. O apontamento foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM), ao participar do Seminários Folha: Agronegócio Sustentável.

Mendes cita um estudo feito por uma instituição americana que mostra que nos próximos 10 anos o crescimento da demanda de alimentos no mundo vai crescer na ordem de 20%, sendo que o único país que pode crescer acima de 20%, podendo chegar a 40% na produção de alimento é o Brasil, sendo que nesse patamar Mato Grosso se destaca pois nos próximos 10 anos tem condições de dobrar a produção sem derrubar uma árvore sequer na floresta amazônica.

Essa melhoria da logística vai melhorar a competitividade

O impacto causado pela produção, principalmente no cerrado, conforme o governador, foi suplantado pelo impacto social e econômico.

“Nós estamos usando sim o cerrado, preservamos 35% e o que temos de preservação aqui ninguém no mundo tem isso, então nós brasileiros temos que nos orgulharmos disso. Produzimos muito alimentos e preservamos muito, e essa verdade precisa ser dita, precisa ser repetida, porque muitas vezes gente lá fora e gente aqui dentro equivocadamente faz uma apologia do mal de nosso país”, pontua.

Conforme lembra Mauro, a vida humana impacta no meio ambiente, ressaltando que isso tem que ser feito com responsabilidade, e que em poucos lugares no planeta tem uma lei como o Código Florestal Brasileiro, e uma preservação tão forte como no Brasil, e isso precisa ser reconhecido e respeitado.

Quanto à logística para escoamento da produção, Mauro admite que ainda há dificuldades, lembrando que a ferrovia chegou à região sul do Estado há pouco mais de 10 anos, sendo que MT ainda está muito atrasado entre alguns países onde esse tipo de transporte é o mais importante para transportar volume a grandes distâncias.

Segundo o governador, nos últimos anos a logística melhorou, lembrando que o governo tem um grande programa de investimento no Estado, com o investimento de 15% da receita com a construção de aproximadamente 1.500 quilômetros de rodovias sendo asfaltadas, além da perspectiva da ferrovia chegar na região do Araguaia e outra que entrou na região Sul pode subir nos próximos dois nos para a região Centro Sul do Estado.

“Essa melhoria da logística vai melhorar a competitividade, baixar os custos da produção e melhorar as condições de continuarmos a crescer no Estado nos próximos anos”, finalizou.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários