Cuiabá, 31 de Julho de 2025
Notícia Max
31 de Julho de 2025

CIDADES Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15:49 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15h:49 - A | A

várzea grande

Obra da ETE Santa Maria entra em nova fase com instalação de tubulação e concretagem

Paralisada por mais de uma década, a meta agora é de que até o fim de 2025, projeto esteja operando com capacidade para atender 25% da população várzea-grandense

Da Redação

A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria/Costa Verde – o mais importante investimento em saneamento de Várzea Grande -, avança com novas etapas em execução. Nesta quarta-feira (30), chegaram ao canteiro de obras as tubulações de esgoto com 600 milímetros de diâmetro, que serão instaladas para fazer a ligação entre a estrutura preliminar e a lagoa de tratamento. As peças são consideradas fundamentais para o funcionamento do sistema.

A engenheira Sanitarista responsável pela obra, Bernadete da Silva Siqueira, acompanhou a chegada dos equipamentos e destacou que o cronograma está sendo cumprido conforme o previsto para a primeira etapa da estação.

“Estamos avançando dentro do prazo estipulado. A instalação da tubulação e a finalização da estrutura preliminar são marcos importantes para que possamos iniciar os testes operacionais nos próximos meses”, afirmou a engenheira.

Além da chegada da tubulação, a concretagem da estrutura preliminar está em fase final. Essa etapa prepara o sistema para o recebimento e início do tratamento dos efluentes da região.

Com execução em ritmo acelerado e investimento de recursos próprios, a meta é que, até o fim de 2025, a ETE esteja operando com capacidade para atender 25% da população de Várzea Grande, o que representa cerca de 40 mil pessoas.

O PROJETO – A construção da ETE Costa Verde/Santa Maria integra um conjunto de investimentos estruturantes em infraestrutura urbana e saneamento básico. O projeto está vinculado a um convênio federal que está sendo reestruturado pela atual gestão, com o objetivo de assegurar a continuidade e a conclusão da obra, considerada estratégica para o futuro sustentável de Várzea Grande.

No final de maio, a prefeita foi a Brasília com objetivo de destravar as obras da ETE, lançadas ainda em 2013, mas paralisadas ao longo dos anos.  “Fomos destravar um contrato de quase 12 anos, e com apoio do senador Wellington Fagundes e do governo federal”, explicou a prefeita.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários