Cuiabá, 30 de Julho de 2025
Notícia Max
30 de Julho de 2025

CIDADES Terça-feira, 01 de Novembro de 2016, 14:45 - A | A

Terça-feira, 01 de Novembro de 2016, 14h:45 - A | A

MARECHAL RONDON

Obras em aeroporto são suspensas pelo governo

Da Redação

Divulgação

 

O governo do Estado suspendeu o contrato firmado com Engeglobal Construções, empreiteira responsável pelas obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande.

A suspensão do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta segunda-feira (31). As obras estão orçadas em R$ 83,9 milhões, começaram em 2012, ficaram paradas por 10 meses e foram retomadas em outubro de 2015.

O aeroporto foi avaliado como o pior entre os 15 maiores terminais do Brasil, em uma pesquisa feita com passageiros divulgada no último dia 25 pelo Ministério dos Transportes. O aeroporto foi o que teve pior avaliação, pelo menos três trimestres – com nota 3,55.

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) explicou que depois de um período de avanços nas obras, o consórcio responsável pela reforma apresentou uma baixa produtividade e não cumpriu com o cronograma de serviços estabelecidos no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), homologado em fevereiro deste ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Diante da incapacidade técnica da empresa em prosseguir com as obras, a Secretaria de Estado de Cidades, após a suspensão, poderá rescindir o contrato e lançar uma nova licitação para a contratação de uma outra empresa para assumir a responsabilidade pelos serviços. O contrato 065/2012 que prevê o projeto de ampliação e reforma do aeroporto compreende a instalação de pontes de embarque, reforma e adequação de vias de serviço, sinalização horizontal do pátio de aeronaves, assim como a reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto.

Também fazem parte da obra a ampliação da Central de Utilidades, a construção de nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e ainda a construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero. Dos serviços descritos ainda restam a fazer na área compreendida do terminal de passageiros: arquitetura e urbanismo; sistemas elétricos; rede telemática  (sistema de rede-informática); instalações hidrossanitárias; sistemas eletromecânicos (equipamentos); sistemas eletrônicos;  sistema de bagagens; sistemas eletromecânicos (equipamentos); ponte de embarque; sistemas eletromecânicos; pavimentação e sinalização viária e serviços de infraestrutura.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários