Cuiabá, 14 de Novembro de 2024
Notícia Max
14 de Novembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14:19 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14h:19 - A | A

teatro da ufmt

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto no Festival de Trombonistas

Formação é composta exclusivamente por instrumentos de cordas e solistas de trombone

Da Redação

A primeira edição do Festival de Trombonistas de Mato Grosso começa nesta quinta-feira (17) e segue pelos próximos três dias. A Orquestra CirandaMundo, acompanhada de dois renomados solistas de trombone, tem a responsabilidade de fechar a programação em grande estilo. O concerto de encerramento acontece neste domingo (20), no Teatro da UFMT, às 20h. A entrada solidária são dois quilos de alimento não perecível.

 

Com regência dos maestros Murilo Alves e Reno Ramires, a orquestra será composta apenas por instrumentos de cordas, além da participação especial de dois solistas em trombone, Samuel Barros e Alaércio Martins, especialistas no instrumento que dá nome ao evento.

 

“Para mim é motivo de muita alegria me apresentar como solista junto à Orquestra CirandaMundo. Tenho certeza que será uma noite de muitas emoções e alegrias compartilhadas entre plateia, músicos e todos e todas que estão participando”, projeta o pesquisador e artista Samuel Barros, que é natural de Fortaleza-CE e atualmente é doutorando em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugual. 

 

O repertório do concerto é composto por obras de grandes compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth e Abdon Lyra, além do argentino Astor Piazzolla. A apresentação faz parte da Série Amazônia. “Aproveitamos a temporada artística para chamar atenção para as coisas de Mato Grosso, por isso homenageamos os três biomas e as quatro regiões do estado com os nomes das séries de concerto: Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal”, explica o maestro Murilo Alves.

 

Festival de Trombonistas de MT

 

A ideia do festival nasceu a partir de diálogos entre maestros, estudantes e instrumentistas profissionais, que constataram uma elevada demanda por trombonistas em Mato Grosso, como em bandas de música, bandas marciais e igrejas. Porém o ensino do instrumento com professores especialistas é praticamente inexistente, fato potencializado pela falta de um curso de graduação focalizado no ensino do trombone.

 

O I Festival de Trombonistas de Mato Grosso objetiva desenvolver as habilidades técnicas, funcionais e artísticas dos trombonistas locais (nível básico, intermediário e avançado), capacitando-os para uma atuação profissional mais consciente e reflexiva através de um processo de ensino-aprendizagem embasado na pesquisa e prática artística.

 

A programação conta com masterclasses, práticas de conjunto, workshops, palestras, mesas-redondas e concertos. Pretende-se identificar o perfil dos trombonistas atuantes, compreender as lacunas do ensino de trombone e verificar a quantidade de trombonistas existentes em Mato Grosso para, por fim, estimular o movimento trombonístico no estado através de redes de cooperação. 

 

Neste sentido, a presença de Alaércio Martins é importante, uma vez que é um dos principais trombonistas de Mato Grosso. Embora viva em Cuiabá há alguns anos, é natural de Diamantina-MG, fez graduação em trombone na Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sempre trabalhando com orquestra e música popular, em especial o choro.

 

“Minha participação com a Orquestra CirandaMundo será tocando dois choros: ‘Vou Vivendo’, do Pixinguinha, nosso grande mestre maior, gênio que consolidou essa linguagem musical (choro), e ‘Choro Negro’, do Paulinho da Viola com arranjo do Andrew Moraes, um grande músico daqui de Cuiabá. Como está todo mundo comemorando o aniversário de 80 anos do Paulinho da Viola, coincidentemente vou solar um choro dele em comemoração”, antecipa Alaércio, que começou a tocar inspirado por músicos de carnaval. 

 

A apresentação da Orquestra CirandaMundo é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O Ciranda também conta com outras parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns destes parceiros.

 

Trombone

 

O trombone é um instrumento musical de sopro da família dos metais com mais de 600 anos de história. Tem particular destaque entre os instrumentos de sopro, pois está presente em variados estilos de formação musical, como orquestras sinfônicas, bandas de música ou bandas sinfônicas, bandas de jazz, trio de metais, quinteto de metais, e outras formações com fins de entretenimento e/ou eventos corporativos. 

 

Em relação à sonoridade, é um instrumento de som intenso e vigoroso que traz notas graves, médias e agudas capazes de valorizar qualquer formação musical. O trombone se assemelha a voz humana e tem glissandos bastante característicos que facilmente conseguimos identificar.

 

Instituto Ciranda e Orquestra CirandaMundo

 

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda. 

 

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. 

 

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

 

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

 

Serviço:

Concerto da Orquestra CirandaMundo no I Festival de Trombonistas de Mato Grosso

Programação: https://www.instagram.com/trombonistasdemt/

Local: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso

Data: 20 de novembro às 20h

Ingresso: Doação de dois quilos de alimentos não perecíveis

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários