Cuiabá, 19 de Maio de 2024
Notícia Max
19 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016, 08:53 - A | A

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016, 08h:53 - A | A

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Reitora da UFMT sofre AVC e está internada em UTI

Gazeta Digital

REPRODUÇÃO

 

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, está internada no leito de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite deste sábado (10). Ela teve um desmaio quando discursava na abertura de espetáculo “Coral UFMT Canta Beatles” no Teatro UFMT e recebeu os primeiros atendimentos no próprio teatro por médicos que estavam no local.

 

Depois foi levada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o hospital onde foi submetida a um exame de tomografia computadorizada de crânio que constatou o diagnóstico de acidente vascular cerebral hemorrágico. Ela se encontra na UTI sob avaliação e cuidado da equipe médica de intensivistas e de neurologistas. O estado de saúde dela é grave.

 

O espetáculo teatral de homenagem pelos 46 anos de fundação da Universidade Federal de Mato Grosso foi cancelado após a confirmação do AVC sofrido pela reitora que tomou posse em outubro deste ano para comandar a UFMT pelos próximos 4 anos, até 2020. A decisão, segundo a assessoria de imprensa da universidade, é um gesto de solidariedade e respeito ao estado de saúde da reitora.

 

Quando passou mal, Myrian Serra estava no palco, na companhia do pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (Procev/UFMT), Fernando Tadeu. Ela seria homenageada pelo Coral UFMT. “Lamentamos profundamente o cancelamento do espetáculo e informamos que os alimentos arrecadados serão doados à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e também ao Hospital de Câncer, conforme proposta inicial do projeto cultural”, justificou a univerdidade por meio de nota.

 

“Pedimos desculpas ao público que compareceu ao Teatro UFMT para prestigiar o concerto, e esperamos que tão logo o estado de saúde da reitora seja restabelecido, possamos agendar a apresentação. O Coral UFMT lamenta o ocorrido: nossos coralistas, músicos e toda comunidade acadêmica estão na torcida pela recuperação da magnífica reitora Myrian Serra”, diz outro trecho do comunicado.

 

A Professora Myrian Serra foi empossada reitora da UFMT no dia 13 de outubro deste ano pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia no Ministério da Educação (MEC) em Brasília.

 

Doutora em Alimentos e Nutrição, Myrian Serra tem experiência na administração superior, tendo ocupado o cargo de coordenadora de curso, diretora de faculdade, pró-reitora de ensino e graduação e pró-reitora de assistência estudantil. Conforme a UFMT, ao longo de seus 35 anos de experiência acadêmica, atuou em ações que contribuíram para ampliar o acesso ao ensino, incentivar e qualificar a pesquisa e a extensão universitária.

 

Reitora recebe cateter e segue internada em estado grave

 

Boletim médico divulgado na tarde deste domingo pela assessoria de imprensa da UFMT aponta que a reitora continua internada na UTI com quadro de saúde considerado considerado grave, porém estável.

 

Na madrugada deste domingo, Myrian foi submetida a um procedimento neurocirúrgico para a implantação de um cateter para monitorar a pressão intracraniana, temperatura cerebral e drenagem do líquor hemorrágico e, posteriormente, o aneurisma cerebral foi embolizado.

 

A reitora está sob os cuidados da equipe do neurocirurgião, Giovani Mendes, e permanecerá em coma induzido nos próximos dias.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários