Cuiabá, 21 de Outubro de 2025
Notícia Max
21 de Outubro de 2025

CIDADES Terça-feira, 21 de Outubro de 2025, 11:05 - A | A

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025, 11h:05 - A | A

COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Semana Nacional de Ciência vai reconhecer pesquisadores com prêmios de até R$ 40 mil

Honraria selecionará trajetórias alinhadas à temática do evento científico: água, mudanças climáticas e território

Da Redação

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso (SNCT/MT), que vai ser realizada entre 22 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, vai reconhecer pesquisadores com prêmios de até R$ 40 mil.

Ao todo, 4 projetos foram aprovados na categoria Pesquisador(a) Destaque. Eles disputarão os prêmios ao participar da etapa de apresentação durante a 22ª SNCT/MT, que também será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O modelo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), prestigia legado científico, inovação e liderança acadêmica como bens públicos, e não apenas resultados pontuais.

"A criação e o fortalecimento dessa categoria tem como objetivo sedimentar uma cultura de valorização das carreiras que formam gente, orientam novas gerações, comunicam resultados e convertem conhecimento em soluções para o território. Reconhecer quem pesquisa é fortalecer o futuro de Mato Grosso. A gente cria cultura de valorização e atrai novos talentos para a ciência”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Cleiton Marino Santana.

O prêmio seleciona trajetórias alinhadas ao tema da edição 2025 da SNCT/MT, “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, admitindo abordagens interdisciplinares desde que apresentem resultados relevantes e comprovados para Mato Grosso, com ênfase em benefícios diretos ou indiretos à população e ao desenvolvimento regional.

Na vertente Pesquisador Destaque, exige-se também formação de recursos humanos com no mínimo cinco orientações de iniciação científica, cinco de mestrado e cinco de doutorado ao longo da carreira, sempre em diálogo com a temática do edital.

“Ao vincular produção qualificada, formação de recursos humanos e aderência estratégica à agenda da água, o prêmio desloca o foco do episódico para o estrutural, estabelecendo métricas que ajudam a orientar prioridades públicas e a inspirar as novas gerações da ciência em Mato Grosso”, destaca o superintendente Cleiton.

Panorama da 22ª Semana Nacional de Ciência em MT

Com 125 submissões e novas categorias, a 22ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso (SNCT/MT) reforça o compromisso em valorizar trajetórias acadêmicas e o impacto social da pesquisa. Dos trabalhos submetidos, aproximadamente 60% foram aprovados, dentro dos critérios de enquadramento. São produções de alta qualidade, alinhadas ao tema central e distribuídas em todas as categorias: Graduação, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, Projeto de Inovação, Projeto de Extensão Tecnológica, Professor Pesquisador da Escola Pública e Pesquisador Destaque.

Entre os projetos que o público encontrará durante a 22ª SNCT/MT, destacam-se iniciativas de tecnologia assistida, que integram neuro-robótica e programação para apoiar o aprendizado de crianças com TEA e TDAH, além de propostas de ensino de Química acessível por meio de jogo didático, pensado para pessoas com deficiência visual e daltonismo, com estratégias inclusivas também voltadas a estudantes no espectro do autismo. Os vencedores serão anunciados em 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários