Com as mudanças de conceitos e em suas estruturas, o Shopping Popular de Cuiabá registra sua marca no INPI, a ideia do registro partiu da necessidade de exclusividade, tendo em vista que hoje o shopping é referência nacional em modelos de Shopping Populares e sua marca mais exposta. Em 2015 iniciou o processo de registro e hoje a Associação dos Camelôs do Shopping Popular é detentora da marca (Shopping Popular Cuiabá) em todo território nacional, vindo assim a inibir usos indevidos da marca. O registro foi feito pela empresa “Domínio Marcas e Patentes”.
O presidente Misael Galvão fala na ideia dá marca ser registrada. “A ideia é fortalecer a marca, dar mais seriedade ao empreendimento dar segurança aos camelôs com a exclusividade do seu local de trabalho, pois hoje nossa exposição é muito maior e estamos tomando cuidado, construímos este nome em 20 anos de muitas lutas e conquista e nada mais justo do que ser nosso de papel passado, o cuidado é que há muitos atributos de uma marca, como sua qualidade e sua reputação que estão em jogo quando ela é utilizada por terceiros e o mais importante, o registro foi feito por uma empresa cuiabana a “Domínio Marcas e Patentes”, é poder dar valor ao nosso mercado local”. Diz Misael
Quem Regulamenta
O órgão responsável pelo registro das marcas é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que realiza a busca e emite o certificado de registro nacional. Mas, como a iniciativa não é obrigatória e o INPI só tem informação das empresas que o procuram, quem se restringe a essa busca não tem como saber se há uma outra empresa com a marca similar ou igual, registrada com a mesma definição (classe), na junta comercial de algum Estado brasileiro onde também foi feito uma varredura da marca Shopping Popular de Cuiabá.
Uso Indevido
Muitos atributos de uma marca, como sua qualidade e sua reputação, estão em jogo quando ela é utilizada por terceiros. Porém, é impossível estar imune ao uso indevido, o que faz do resguardo à propriedade intelectual de uma empresa um trunfo importante dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
“Reproduzir, imitar, alterar importar, exportar, vender, oferecer ou expor à venda uma marca registrada é crime. A proteção a tudo que se estende sobre determinada marca é fundamental para que, ocorrendo uma cópia ou falsificação, sobre ela, ou sobre seus produtos, o titular esteja devidamente amparado para tomar as medidas pertinentes e defender este patrimônio. Para isso, depois do registro, é preciso manter-se informado e vigilante à utilização da marca, tanto no mercado quanto com o INPI, pois há sempre a possibilidade de ocorrer pedidos de registro semelhantes, fazendo do acompanhamento do processo uma importante iniciativa para coibir o uso indevido e primar por sua integridade isso é feito pela Domínio”, Diz Kimberly Santos.
Por exemplo, caso haja risco de confusão entre as marcas, pode-se apresentar oposição a pedidos de terceiros. E se existir marca semelhante no mercado, ainda que sem pedido de registro no INPI, deve ser apresenta notificação, e uma ação judicial será movida para cessar o uso. Mas é importante lembrar que cada caso é analisado isoladamente e o Shopping Popular de Cuiabá sai na frente.
Domínio na Internet
O uso da marca na internet também exige atenção. No universo digital, ela se chama domínio, ou URL, e se apresenta COB a forma www.suamarca.com.br. O “www” quer dizer que se trata de um domínio da internet (world wide web). O “.br” é a terminação mais comum e significa que foi efetuado no Brasil. O .com sem terminação significa que o registro foi realizado no EUA, e cada um dos outros países tem sua terminação própria, por isso o site www.shoppingpopularcuiaba.com.br está registrado também o domínio www.shoppingpopularcba.com.br para dar mais dinamismo em nossa marcas.
A cada dia, mais internautas registram seus nomes na internet; a partir daí, passam a ser um bem da pessoa ou empresa que o efetuou. Para consultar o site www.registro.br, podem-se consultar extensões de domínios brasileiros com registro.
O registro e regulamentação das marcas fazem com que não utilizem sem autorização, e que possamos estar no mundo digital e no mercado precavidos por futuras dores de cabeça envolvendo a marca Shopping Popular de Cuiabá, fortalecendo às mídias próprias como facebook, instagran, youtube e twitter do shopping.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários