Cuiabá, 24 de Abril de 2025
Notícia Max
24 de Abril de 2025

CULTURA Sábado, 28 de Novembro de 2020, 09:52 - A | A

Sábado, 28 de Novembro de 2020, 09h:52 - A | A

EXPOSIÇÃO

Artistas Rubi e Angela realizam intervenção artística

Mostra colaborativa Frutos do Espírito está em cartaz no museu Sic Bartão, em Cuiabá

Redação

As artistas Rubi Reolon e Angela Dall-Astra realizam intervenção artística na exposição colaborativa Frutos do Espírito, neste sábado (28), às 16h, no museu Sic Bartão, em Cuiabá. Na ocasião, elas dialogam com o público e materializam suas artes nos mais diversos suportes, como espelho e barro. A mostra encerra a temporada 2020 de Sic Bartão, primeiro museu de arte cristã contemporânea do país, cuja linha editorial está versada na Bíblia.

Frutos do Espírito foi aberta no dia 7 e reúne as obras de Lara Matana, Rubi Reolon e Angela Dall- Astra. A curadora da mostra e diretora do museu, Aline Bortoli, explica que a exposição tem como estrutura referencial, a árvore, que vai se revelando em partes: raiz, folhas, flores e frutos, sendo a carta de Paulo a Gálatas o fio condutor conceitual. A raiz, conectada ao solo, sustenta toda a base do tronco, garantindo firmeza, nutrição e sobrevivência. “Raízes são valores e práticas vistas apenas por Deus”, pontua Aline, acrescentando que os troncos geram a energia para manter a árvore viva e saudável, fazendo conexão entre galhos, folhas e, sucessivamente, flores e frutos. Na exposição, cada uma das artistas representará, com suas técnicas, partes dessa estrutura de conexão entre os elementos de uma árvore.

Seguindo todas as normas de segurança, a exposição segue até 15 de dezembro, das 15h às 20h, de terça a sexta, oportunizando horário amplo para visitação, sem aglomeração. Vale destacar que a visita é gratuita e pode ser agendada, com recomendação do uso de máscara.

Com técnica minuciosa de microlâminas de madeira, referências de base que sustenta suas obras, Lara Matana participou da abertura da mostra e destacou a conexão que a arte provoca para quem se permite viver essa experiência. “A alma quer estar tão bela quanto ao que ela vê instantes depois, num movimento inconsciente”, pontua. Lara comenta que a arte é uma apoteose ao nosso Criador.

Na oportunidade, Rubi Reolon contou que a transformação que ela vivencia ao se conectar com a arte, só pode ser fruto do amor divino. “Nas minhas expressões, me inspiro na natureza e na natureza humana, respeitando a amorosidade intrínseca que está em tudo, numa simbiose com o propósito da mostra”, compartilha ela. A natureza, destaca ela, ensina a paciência, a mansidão, o domínio próprio, como são os Frutos do Espírito.

Já Angela Dall-Astra imprime sua arte por meio de seu bordado sobre matéria orgânica, delineando palavras em folhas, construções textuais que remetem aos frutos do espírito. A ligação com os elementos naturais também conecta Angela Dall- Astra ao que é impalpável. Sua arte vai entrelaçando linhas, pontos, palavras e folhas, colhidas no chão e que passam pelo processo artesanal de secagem. Num momento especial de vida, em que traz ao mundo seu primeiro filho, Angela viveu a experiência conjunta de gestar vida e cores: Lian e Frutos do Espírito deram um novo sentido ao ano de 2020.

Além de produzir obras individuais, elas se uniram para produções colaborativas, mesclando a técnica de cada uma, num resultado generoso de acolhimento das artes. A mostra reúne cerca de 45 obras das artistas, cujas trajetórias integram essencialmente a história de Sic Bartão.

 

Serviço

O Quê: Intervenção artística de Angela Dall-Astra e Rubi Reolon na mostra Frutos do Espírito

Quando: sábado – dia 28, às 16h, e segue até 15 /12/2020, com visitação aberta de terça a sexta-feira

Horário: das 15 às 20h – Entrada gratuita

Local: Museu Sic Bartão – Arya Florais – Complexo empresarial na entrada do condomínio Florais Cuiabá - MT

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários