O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, recebeu em 2025 turistas da Venezuela, Cuba, Alemanha, China, França, Portugal, Bolívia, Peru e de diversos estados brasileiros entre fevereiro e abril. O local, que chama a atenção pela sua história, recebeu 1.296 visitantes neste ano, sendo 657 estudantes de escolas públicas e particulares. Universitários do IFMT Campus Primavera do Leste e da UFMT Campus Cuiabá também marcaram presença.
No passado, o espaço abrigava uma caixa d’água responsável por abastecer toda a Cuiabá do século XIX foi transformado em museu após ser elevado à condição de Patrimônio Cultural da cidade pela Câmara Municipal. Em fevereiro deste ano, o museu foi reaberto após readequações, limpeza e manutenção.
Além da história de Cuiabá, os visitantes também podem apreciar a exposição Caminhos da Arte e o Diálogo entre Estilos, dos artistas plásticos Ellém Pellicciari e João Caramori, que permanece aberta ao público até o dia 30 de abril, proporcionando uma experiência artística plural, rica em técnicas e estilos diversos.
O secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, afirmou que o espaço está pronto para receber a todos com exposições incríveis em um ambiente cheio de memória e identidade.
“O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha é um espaço que conecta a nossa história às expressões artísticas contemporâneas. Cada visita é uma oportunidade de viajar no tempo e, ao mesmo tempo, apreciar a riqueza da cultura cuiabana. Convido toda a população, estudantes, famílias e turistas a conhecerem o museu, que está cada vez mais vivo, dinâmico e pronto para receber a todos. Venham prestigiar e fortalecer o nosso patrimônio cultural”, destacou o secretário.
A partir de maio, o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha receberá a exposição Saúde Mental, Arte e Liberdade. A abertura oficial ocorrerá no dia 12 de maio, às 15h30. A mostra estará disponível para visitação entre os dias 13 de maio e 27 de junho de 2025, de segunda a sexta-feira.
Já foram expostas no local a mostra temporária A Serviço do Reino, uma coletânea de obras de diversos artistas cristocêntricos, e a exposição fotográfica Antigas da Cidade, com registros desde os primeiros tempos até 1960, proporcionando um mergulho na Cuiabá antiga.
História
A antiga caixa d’água foi construída no século XIX e inaugurada em novembro de 1882, sendo responsável pelo abastecimento de água da cidade na época. Com o crescimento populacional, novas alternativas de abastecimento foram necessárias, e a velha caixa d’água foi desativada na década de 1940. Como já mencionado, o local foi transformado em museu, garantindo a preservação da história de Cuiabá.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários