Cuiabá, 23 de Setembro de 2025
Notícia Max
23 de Setembro de 2025

CULTURA Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 07:58 - A | A

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025, 07h:58 - A | A

Pré-venda já disponível

Poeta Judi Olli realiza pré-lançamento do livro “Gravuras do Olhar”

A pré-venda está disponível no site da editora, com previsão de lançamento para novembro deste ano

Da redação

Autodenominada como “Poeta das inquietações”, a escritora mato-grossense, Judi Olli, lança seu primeiro livro físico, “Gravuras do Olhar”, pela editora Libertinagem. A obra reúne 57 poemas intimistas organizados em quatro capítulos: Do sonho, Do olhar, Do existir e Da Safolinguagem. A pré-venda está disponível no site da editora, com previsão de lançamento para novembro deste ano.

Da cabeça inquietante de Judi Olli surgiram sonhos lúcidos que transbordaram o olhar, o existir e culminaram em poesias que escaparam dela. Agora, esses textos serão capturados pelos leitores deste novo trabalho.

“O livro reúne poemas escritos ao longo de dez anos. São textos sobre meu olhar acerca da existência, sendo a poesia uma maneira de lidar com essas angústias, vazios e sonhos”, explica Judi Olli. Gravuras do Olhar dialoga com o leitor, seja na leveza dos sonhos ou na densidade do existir.

Na primeira parte da obra, a autora apresenta a fluidez das sensações e emoções, onde “o corpo é o mundo”. Ao expressar o íntimo pela poesia, a poeta correlaciona à própria velocidade da mente e dos sentimentos, ao tratar sobre questões como sonhos, cotidiano, tempo, morte e dor.

São poesias que funcionam como convide à inquietação, convidam o leitor a se provocar, sentir, refletir e experimentar outras formas de linguagem. “O diferencial desta obra está no olhar que lanço sobre o mundo. A poesia é intimista, mas, ao mesmo tempo, coletiva, porque todo mundo lida com as inquietações da existência”, aponta Judi Olli.

Em seus textos, a autora também desafia o olhar do leitor por meio de poemas metalinguísticos. A escolha, feita pela escritora, é para romper a linearidade da leitura e ampliar as experiências e interpretações ao propor um novo conceito de linguagem, a safolinguagem. O termo, criado pela poetia, compõe um dos quatro capítulos da obra e permite nomear a brincadeira com as palavras e a liberdade da linguagem que escapa e se reinventa. “É um capítulo que dialoga de modo sutil com essa ideia de fuga e experimentação, de como a linguagem pode ser ‘safada’”.

Perfil

Nascida em Bodocó, Pernambuco, Judi Olli, escritora, cresceu em terras mato-grossenses. Na sua formação, ela carrega o contraste das duas periferias brasileiras, que influenciaram na sua escolha pela poesia, uma linguagem densa, e, ao mesmo tempo, acessível.

Formada em Letras e Artes Visuais, Judi Olli é professora e atua na rede pública de ensino. Ela também é mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (2019).
Do convívio com os alunos em sala de aula, adquiriu confiança para se tornar escritora, ao publicar o seu primeiro livro digital de poemas “Experimentações poéticas: contracorrente”.
“Gravuras do Olhar” é o seu primeiro livro impresso de poesias, publicado pela Editora Libertinagem. A obra está organizada em quatro capítulos: Do sonho, Do olhar, Do existir e Da Safolinguagem.

Conheça a autora
https://www.instagram.com/profjudiolli?igsh=MWhucHZiN211cDQ0eg
https://www.youtube.com/@profjudiolli

Serviço
O que: Pré-venda “Gravuras do Olhar”, Judi Olli
Onde: Editora Libertinagem. Acesse aqui!
https://www.editoralibertinagem.com/product-page/gravuras-do-olhar-de-judi-olli

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários