Cuiabá, 29 de Julho de 2025
Notícia Max
29 de Julho de 2025

ECONOMIA Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 11:00 - A | A

Terça-feira, 29 de Julho de 2025, 11h:00 - A | A

serasa

Inadimplência em mensalidades atinge 35% dos universitários, mostra pesquisa

Endividamento tem afetado a saúde mental e desempenho de estudantes

Extra

Com o período de rematrículas em andamento, muitos universitários estão enfrentando dificuldades para seguir os estudos devido a dívidas com instituições de ensino. Uma pesquisa da Serasa revelou que 35% dos estudantes do ensino superior estão com alguma pendência financeira com a faculdade.

 Segundo o levantamento, feito pela Serasa em parceria com a empresa de pesquisas MindMiners, o principal motivo para o endividamento foi o desemprego, citado por 22% dos entrevistados. Problemas pessoais ou familiares foram a razão citada por 13% dos estudantes. Outros 9% apontaram a redução de renda como dificultador para arcar com as mensalidades.

 A pesquisa mostra ainda que, entre os endividados, 34% acumulam débitos que ultrapassam o valor de cinco mensalidades. Na sequência, 32% de estudantes convivem com essa dívida há mais de dois anos.

Além da pendência com a faculdade, 62,3% dos estudantes também têm outras dívidas: 55% com cartão de crédito, 36% com contas básicas e 32% com empréstimos pessoais.

Impacto das dívidas na saúde mental e nos estudos
O impacto vai além do bolso. De acordo com o estudo, 48% dos estudantes endividados relatam sofrer com ansiedade intensa, insônia ou estresse. Apenas 6% disseram não ter sido afetados emocionalmente. Além disso, 45% afirmam que precisaram adiar planos de vida importantes por conta das pendências financeiras.

— O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes também, esses débitos acabam adiando planos — destaca Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.

Oportunidade de renegociação
Apesar das dificuldades, a maioria dos estudantes mantém o otimismo: 64% acreditam que conseguirão negociar suas dívidas nos próximos dois anos. Para ajudar na regularização, a Serasa disponibilizou mais de 7,8 milhões de ofertas para negociação de dívidas com 77 instituições acadêmicas, como Estácio, Anhanguera e Pravaler.

 Os descontos podem chegar a até 95%, com opções de parcelamento e serviços como consolidação de boletos.

No Estado do Rio de Janeiro, mais de 244 mil universitários enfrentam dívidas com faculdades. A plataforma Serasa Limpa Nome oferece mais de 654 mil ofertas de negociação no estado, envolvendo 62 instituições de ensino. Os interessados podem consultar as condições no aplicativo (disponível para Android e iOS) e site da Serasa e pelo WhatsApp (11) 99575-2096.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários