O atendimento a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos entrará em uma nova fase nesta segunda (16).
Os beneficiários que já contestaram o desvio poderão retornar às agências dos Correios para consultar a resposta das entidades sobre os descontos associativos.
“Mas só devem ir a uma agência depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a sua contestação. Esse é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema”, adverte o instituto.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, fará uma visita nesta sexta-feira (13), à agência Central dos Correios em São Paulo (SP), para acompanhar o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas.
Na última segunda-feira (9), o INSS começou a enviar as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios para aqueles que contestaram os descontos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Para aqueles com dificuldades de mexer na internet, o atendimento presencial pelos Correios para registrar a contestação começou no último dia 30 de maio.
Até esta quinta-feira (12), 3.155.128 beneficiários confirmaram descontos indevidos em seus pagamentos.
As associações têm 15 dias úteis após a contestação para responder. As respostas estão sendo liberadas aos poucos.
Por isso, quem já contestou um desconto pode começar a receber a resposta enviada pela entidade. É importante saber o que foi respondido e entender quais serão os próximos passos.
Entidade não respondeu ou não comprovou que o desconto foi devido
Quando a entidade não manda resposta ou informa que não possui documentos, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados.
O beneficiário deve aguardar informações e continuar acompanhando o andamento do pedido pelo Meu INSS ou pela Central 135.
Para acompanhar o pedido pelo Meu INSS
- Entre no aplicativo ou pelo site do INSS
- Informe seu CPF e senha
- Siga para “Do que você precisa?”
- Digite “Consultar Pedido”
- Clique em “detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”, para ver o andamento
“O INSS já está enviando Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até 5 dias úteis, o INSS vai pedir à Advocacia Geral da União que adote as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar as entidades ou seus sócios”, afirma o instituto.
A entidade respondeu e disse que tem documentos ou que há um processo na Justiça
Nesse caso, os aposentados e pensionista precisam se manifestar, dizer se concordam ou não com o que a entidade respondeu. O prazo para isso é de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta da entidade.
Como dar a resposta
- Pelo aplicativo Meu INSS
- Nas agências dos Correios, a partir do dia 16 de junho (mesmo que tenha iniciado a contestação por outro meio)
“Mas só vá a uma agência depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a sua contestação. Esse é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema”, adverte o INSS.
Para responder pelo Meu INSS
- Entre no aplicativo ou pelo site do INSS
- Informe seu CPF e senha
- Siga para “Do que você precisa?”
- Digite “Consultar Pedido”
- Clique em “Cumprir Exigência” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
- Avance conforme as orientações
- Não é possível apresentar a resposta pelo 135, somente consultas
- Não agende também atendimento presencial nas agências do INSS para isso
- A resposta deve ser feita somente pelo aplicativo Meu INSS ou nos Correios a partir de 16 de junho.
Como acompanhar o processo
Mesmo que o prazo da entidade de 15 dias úteis já tenha vencido, a informação pode demorar um pouco para aparecer no sistema.
Segundo o INSS, isso acontece porque o volume de dados é grande e o processo está sendo feito aos poucos. Por isso, é importante acompanhar.
Como acompanhar
- No aplicativo Meu INSS (com login e senha)
- Ou na Central 135
Cuidado com golpes
- O INSS não envia mensagens por WhatsApp
- Não liga
- Nem envia e-mail ou SMS com links para consulta, ou confirmação de dados
- As informações oficiais sobre sua contestação só são disponibilizadas pelos canais oficiais
- Não compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos.
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