A Academia Brasileira de Cinema escolheu nesta segunda-feira (15) que O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, vai representar o Brasil na briga por uma indicação a Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026.
O Agente Secreto era o grande favorito entre os seis finalistas, já que ganhou dois prêmios no Festival de Cannes (Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho).
Polêmica na campanha
Entretanto, uma polêmica agitou os bastidores da escolha na última semana. Uma campanha fortíssima por Manas, de Marianna Brennand, com empresários e representantes do setor cultural, fez com que a escolha de O Agente Secreto, antes dada como certa, ficasse em xeque.
Por que O Agente Secreto foi escolhido
No fim, prevaleceu o bom senso. O Agente Secreto tem muita chance de ser indicado a vários prêmios no Oscar. Além da quase certa vaga para filme internacional, ele está sendo apontado como favorito a uma indicação para ator (Wagner Moura) e com chances em Roteiro Adaptado, Direção e até mesmo Melhor Filme.
Os prêmios em Cannes têm um peso considerável nessa escolha. Mas não é só isso. O filme já tem distribuição garantida nos EUA, conta com um ator conhecido por Hollywood e já aparece na lista de favoritos da mídia especializada.
Do que se trata o filme
A história se passa em 1977, durante a Ditadura Militar. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O filme está sendo exibido em alguns festivais pelo Brasil. A estreia oficial no circuito de cinemas está marcada para o dia 6 de novembro.
O histórico de Kleber Mendonça Filho
Esta é a terceira vez que Kleber Mendonça Filho tem um filme selecionado para representar o Brasil no Oscar. Nas duas vezes anteriores, com O Som ao Redor e Retratos Fantasmas, ele não conseguiu a indicação.
Entretanto, os dois filmes mais fortes do diretor não tiveram a chance de concorrer. Aquarius e Bacurau foram preteridos pelo país nas suas pretensões.
O que acontece a partir de agora
Com a escolha do país, começa agora a campanha de divulgação. A principal missão da Neon, que vai distribuir o filme nos EUA, é fazer com que O Agente Secreto seja visto pelos membros da Academia do Oscar.
Em 16 de dezembro será divulgada uma lista com 15 pré-finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional. Os indicados aos Oscar, em todas as categorias, serão revelados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em 15 de março do ano que vem.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários