Cuiabá, 15 de Setembro de 2025
Notícia Max
15 de Setembro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 06:10 - A | A

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, 06h:10 - A | A

AR COMPROMETIDO

Alerta de baixa umidade do ar: como encarar tempo seco e proteger a saúde

Indivíduos que já sofrem com doenças respiratórias, como rinite e asma, são particularmente afetados pela baixa umidade do ar

Elloise Guedes

Com o ar seco por conta da falta de chuvas e alta nas queimadas, alguns cuidados precisam serem tomados em relação a saúde. Os problemas decorrentes do tempo seco vão desde alergias diversas e respiratórias, como consequência do ressecamento das mucosas, que pode ocorrer até sangramentos pelo nariz, ressecamento da pele e irritação da conjuntiva dos olhos.

Por causa do tempo seco, médicos e treinadores físicos alertam os praticantes de atividades ao ar livre ou de academias que não contam com sistema de climatização a deixarem as atividades de lado, pelo menos por enquanto, a qualquer sintoma de mal-estar. Isso porque a umidade relativa do ar, que nos últimos dias chegou aos 10% em Mato Grosso, o que torna a respiração mais difícil, pode causar desidratação e outros problemas, inclusive para o coração.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal nesta primeira semana de setembro: serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia. Os estados do Centro-Oeste mais atingidos também estão sendo atingidos pelas fumaças das queimadas na Amazônia e no Pantanal.

A umidade relativa do ar não deve passar dos 20% – a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60% – e há riscos para a saúde da população de incêndios florestais. O Ministério da Saúde reforçou suas recomendações para reduzir a exposição às partículas resultantes da fumaça das queimadas.

Indivíduos que já sofrem com doenças respiratórias, como rinite e asma, são particularmente afetados pela baixa umidade do ar. A falta de umidade agrava esses problemas, tornando o nariz e os pulmões menos eficazes e intensificando os sintomas. A baixa umidade também propicia a propagação de vírus e bactérias, que sobrevivem melhor nessas condições. Isso aumenta a preocupação com epidemias de gripes e resfriados

CUIDE-SE

– Evite fazer atividades físicas das 10h às 16h;
– Procure se hidratar adequadamente. Os especialistas recomendam cerca de 300 a 500 mililitros (ml) de água 30 minutos antes da atividade e 200 a 250 mililitros (ml) a cada 20 minutos;
– Aqueles que praticam esportes competitivos de longa duração ao ar livre, como corrida de rua, mountain bike, ciclismo, corrida de aventura e provas de triathlo, devem redobrar a atenção. Esses são esportes de alta demanda energética e metabólica e exigem ainda mais cuidados quando praticados em ambientes secos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários