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INTERNACIONAL Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 08:15 - A | A

Quarta-feira, 04 de Junho de 2025, 08h:15 - A | A

18 km debaixo do mar

Conheça o túnel imerso que promete revolucionar a Europa

Estrutura ligará a Dinamarca à Alemanha e será o maior túnel imerso do mundo. Obra deve custar quase R$ 50 bilhões e já começou

G1 com Deutsche Welle

A Europa está construindo o túnel imerso mais longo do mundo entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland e a região alemã de Schleswig-Holstein e vai economizar cerca de 160 km de viagem para trens e carros.

Batizado de Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, além de reduzir a necessidade de deslocamentos de avião.

“É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, afirmou o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen.

Apesar de não ser o túnel subaquático mais longo do mundo — título que pertence ao Eurotúnel, com 37,9 km entre França e Reino Unido —, o túnel do Estreito de Fehmarn será o mais longo do tipo imerso já construído.

A diferença está na técnica: enquanto o Eurotúnel foi escavado por perfuradoras abaixo do leito marinho, o de Fehmarn está sendo feito com seções de concreto pré-moldadas em terra firme, que depois são colocadas no fundo do mar e conectadas como peças de um quebra-cabeça.

As partes serão colocadas a cerca de 12 metros de profundidade. Cilindros hidráulicos vão ajudar a unir os blocos, enquanto vedações de borracha devem evitar infiltrações.

“As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto há um sistema de segurança. Sem problemas”, explicou Gerhard Cordes, gerente do projeto.

Além do tamanho ambicioso, o túnel representa um feito de engenharia. O canteiro de obras é o maior da Europa. Para a construção, estão sendo usadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Femern A/S, a construção do túnel vai usar uma quantidade de aço equivalente à necessária para erguer 50 Torres Eiffel.

As obras começaram em 2020 do lado dinamarquês e, em 2021, no lado alemão. Alguns trechos já estão prontos e aguardam para serem posicionados no fundo do mar.

Inicialmente, a previsão era de que o túnel fosse inaugurado em 2029, mas atrasos já foram registrados.

Embora conecte dois países e integre o corredor europeu de transporte, o túnel é considerado um projeto nacional para a Dinamarca, que está arcando com todo o custo estimado: 7,5 bilhões de euros (R$ 48,4 bilhões).

 

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