Cuiabá, 25 de Abril de 2025
Notícia Max
25 de Abril de 2025

OPINIÃO Sábado, 19 de Dezembro de 2020, 10:05 - A | A

Sábado, 19 de Dezembro de 2020, 10h:05 - A | A

LICIO MALHEIROS

Atos de bravura do militar

Licio Malheiros

Infelizmente, em nosso país o reconhecimento por ato de bravura, ainda acontece de forma tímida, principalmente quando este ato, é praticado por um Policial Militar.

 O reconhecimento pelo ato de bravura praticado por alguém em nosso país, acontece por parte do poder público, ensejado, com a entrega de moção de aplauso, por ato de bravura praticado por um servidor público.

 Essa Moção de Aplauso, é executada por parte de um deputado estadual, com visão altruísta, reconhecendo o ato de bravura praticado pelo servidor público, desta forma, concedendo aos mesmos essas honrarias como forma de valorizar cada vez mais, cada um desses heróis, principalmente, em se tratando de policiais militares, que literalmente arriscam suas vidas em prol da sociedade organizada, para salvá-los de qualquer perigo.

Infelizmente, em nosso país o reconhecimento acontece de forma tímida

 Principalmente, por aqueles cidadãos que atentam contra suas próprias vidas, através da tentativa do suicídio, que é o ato de causar a própria morte de forma intencional.

 Essa narrativa por mim construída, se dá, através de fatos reais e factíveis, que iremos decliná-los no decorrer do texto, e que tem como vertente principal, não apenas a valorização dos nossos heróis, como também mostrar a importância de cada um deles ao agir em prol da sociedade, organizada e ordeira.

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), por ser originário do seguimento militar, e por ter atuado diretamente na linha de frente, em situações em que envolveram várias tentativas de suicídios; sabe muitissimamente bem a importância de um policial militar nesse momento em que, o potencial suicida, tomado pela depressão e outros fatores, quer dar cabo à sua própria vida.

 Daí a importância de valorizarmos os nossos heróis de farda, que através do diálogo e percepção conseguem demovê-los da ideia do suicídio.

 Elizeu Nascimento (PSL), na quarta-feira (16), homenageou os policiais militares: subtenente José Aparecido de Souza, soldado Valdenir Ferreira Amorim, soldado Evandro Leonardo da Silva e o também soldado Edelson Rodrigues dos Santos, pelo salvamento de uma mulher com um bebê no colo que estava prestes a se jogar da ponte Júlio Müller, em Cuiabá.

Este episodio correu no dia 14 de novembro, quando uma mulher, de nome não revelado, se encontrava com um bebê de oito meses no colo, ultrapassaram o parapeito da ponte Júlio Müller e estavam preste a se jogar.

Após longo dialogo, os policiais conseguiram convencê-la a não se atirar no rio, desta forma evitando o pior. A mãe foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase, em Várzea Grande, enquanto a criança foi levada ao Conselho Tutelar, a mãe autorizou que o bebê fosse entregue à avó.

 Outro ato de bravura aconteceu em Barra do Garças, cerca de 500 Km de Cuiabá, quando o policial Rafael Pereira, conseguiu evitar o suicídio de um homem de 37 anos, que se encontrava desacordado com uma corda no pescoço. O policial teve que aplicar o procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP), conseguindo desta feita reanimá-lo, vale ressaltar que naquele momento o policial Rafael se encontrava de folga, este fato ocorreu em 2019.

 Esse mesmo policial Rafael Pereira, em 30 de setembro de 2020, se viu em outra situação de salvamento, desta feita, ele teve que pular um muro para salvar a vida de um bebê recém-nascido, que se encontrava a cera de aproximadamente 10 minutos, sem respirar, por ter se afogado durante o banho, ele conseguiu reanimá-lo também.

 Esses, são nossos verdadeiros heróis!

 Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários