Cuiabá, 28 de Abril de 2025
Notícia Max
28 de Abril de 2025

OPINIÃO Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 09:07 - A | A

Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 09h:07 - A | A

LICIO ANTONIO MALHEIROS

Família Nascimento

Ela é é considerada exemplo de superação, pela trajetória de vida vivida por eles

LICIO ANTONIO MALHEIROS

Plagiando Rui Barbosa, “a família é a célula mater da sociedade”, por conseguinte vivemos em sociedade, pois homem nenhum é uma ilha, não conseguimos viver sozinhos, somos seres eminentemente sociais.

A formação da família forja-se, evidentemente, com os ascendentes e os descendentes, com base no casamento, sacramento respeitado por nós cristãos, com o dogma de que “o que Deus uniu o homem não separa”, porém infeliz essa máxima nos dias atuais já se encontra em desuso.

A família Nascimento, é considerada exemplo de superação, pela trajetória de vida vivida por eles, principalmente por se tratar de migrantes, e pelas dificuldades enfrentadas ao saírem da sua cidade natal Tangará da Serra, para tentar nova vida na capital Cuiabá.

 

  Chegaram à capital Cuiabá em 1980, tomados por um profundo sentimento de vitória; num primeiro momento se instalaram no bairro Planalto, até que, em seguida mudaram-se para o Altos da Serra, naquele momento tratava-se de uma invasão=

O senhor José Francisco, progenitor de uma imensa prole, sete filhos, seu primogênito, Hélio Claudio Nascimento, segunda, Elenita do Nascimento, terceira, Maria da Conceição Nascimento, quarto, Nelson Francisco do Nascimento, quinto, Elizeu Francisco Nascimento, sexta, Ângela Francisca do Nascimento, sétimo, José Cézar Nascimento.Chegaram à capital Cuiabá em 1980, tomados por um profundo sentimento de vitória; num primeiro momento se instalaram no bairro Planalto, até que, em seguida mudaram-se para o Altos da Serra, naquele momento tratava-se de uma invasão.

A trajetória do filho ilustre do senhor José Francisco, todos nós já conhecemos, o Elizeu Nascimento, que de vereador, chegou à condição de deputado estadual, e em 2020, disputou a senatoria, obtendo 66.966 votos.

Concomitantemente a essa disputa, ocorreram no dia 15 de novembro, as eleições municipais 2020, que reservou uma grata surpresa à família Nascimento, momento em que, se elege o caçula da família o senhor José Cezar Nascimento (Cezinha).

Cezinha, conhecido popularmente no bairro Altos da Serra e adjacências; também de origem comunitária, ocupou o cargo não remunerado de presidente do bairro do mesmo nome, por três mandatos consecutivos e trabalhou incansavelmente principalmente pelos menos favorecidos pela sorte, os expropriados do capital (os mais humildes).

Após eleições 2020, o vereador eleito Cezinha Nascimento, foi convidado para participar de uma entrevista na Rádio Capital FM, para falar das suas diretrizes e posicionamentos, e com relação as ações a ser implementadas por ele, na condição de vereador por Cuiabá.

A entrevista foi prolixa, porém o mote da mesma tinha como objetivo central, saber o posicionamento e direcionamento do vereador, com relação as possíveis ações do Executivo Municipal, assim como, o lado ao qual o mesmo estaria se posicionando.

Em sua fala ele foi categórico ao dizer “Como venho do movimento comunitário, e por ter ocupado por 11 anos consecutivos, a presidência do bairro Altos da Serra, e concomitantemente ter ocupado a subprefeitura de Cuiabá na Região Sul / Coxipó; sinto-me preparado para ocupar o cargo, e agirei de forma eclética e soberana, fazendo apenas o que sempre fiz, na condição de presidente de bairro, cobrar do prefeito melhorias para o meu bairro, agora na condição de vereador, cobrarei por toda Cuiabá”.

E disse também, “As eleições municipais terminaram no dia 15 de novembro, portanto, agora os 25 vereadores eleitos, terão que cobrar melhorias por Cuiabá e por projetos exequíveis; além de fiscalizar sistematicamente as ações do Executivo Municipal, precípua básica de um vereador”.

 

LICIO ANTONIO MALHEIROS é professor e geógrafo.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários