Cuiabá, 13 de Novembro de 2025
Notícia Max
13 de Novembro de 2025

POLÍCIA Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 11:28 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 11h:28 - A | A

OPERAÇÃO CICLO FECHADO

Polícia prende especialista em furtos de caminhonetes para comercialização na Bolívia

Da Redação

Um homem suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em furto de veículos, especialmente caminhonetes, que seriam levados para a Bolívia, foi preso pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (13), durante a Operação Ciclo Fechado, deflagrada pela Delegacia de Araputanga.

Na operação, foram cumpridas três ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e quebra de dados telefônicos. O alvo dos mandados responderá pelo crime de furto qualificado majorado, com penas que podem ser agravadas devido ao uso de organização criminosa e ao histórico de reincidência.

A operação contou com o apoio estratégico da Delegacia Regional de Cáceres, cuja colaboração para o cumprimento das ordens judiciais e o êxito da ação policial.

As investigações iniciaram em agosto deste ano para apurar um crime de furto qualificado de uma caminhonete Toyota Hilux no município de Araputanga. A vítima, moradora de Tangará da Serra, estava em viagem de lazer pela região e se hospedou em um hotel no centro de Araputanga.

Durante a madrugada, a caminhonete, que estava estacionada nas proximidades do Cartório Eleitoral, foi furtada com o uso de chave falsa e concurso de pessoas demonstrando planejamento e especialização criminosa por parte dos autores do crime.

Ao longo de aproximadamente quatro meses de investigação, a equipe da Delegacia de Araputanga reuniu um robusto conjunto probatório, incluindo imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e laudos periciais, que confirmaram a participação direta do investigado no crime.

A caminhonete Toyota Hilux foi localizada pela equipe do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) durante patrulhamento na rodovia MT-388, zona rural de Porto Esperidião, região estratégica de acesso ao país vizinho.

Segundo o delegado de responsável pelas investigações, Cleber Emanuel Neves, as apurações indicaram que o furto foi praticado de forma organizada, com o objetivo de transportar o veículo até a fronteira com a Bolívia, onde seria comercializado ilegalmente. “O investigado é especialista em furtos de veículos e também é investigado por outro furto de caminhonete, ocorrido na semana passada em Campo Novo do Parecis”, disse o delegado.

Após ter o mandado de prisão preventiva cumprido, o preso foi apresentado na Delegacia de Araputanga, onde permanece à disposição da Justiça.

Ciclo Fechado

O nome da operação faz referência ao histórico de reincidência do investigado, já que é conhecido na região pela prática de crimes com esse modus operandi e possui diversas passagens criminais por receptação, furto, roubo e tráfico de drogas.

Além disso, simboliza o enfrentamento e combate ao ciclo de furtos de caminhonetes que vem sendo praticado na cidade de Araputanga, com atuação voltada ao escoamento de veículos para países vizinhos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários