Dois homens foragidos da Justiça foram presos com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, em ocorrências registradas no último sábado (27.7), em Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Em Chapada dos Guimarães, um homem de 44 anos, condenado a 18 anos e oito meses de prisão por estupro de vulnerável contra duas vítimas, foi identificado pelas câmeras durante o Festival de Inverno. A prisão ocorreu após a Plataforma de Observação Elevada (POE), operada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), detectar a presença do foragido no evento.
A equipe passou a monitorá-lo e, por volta das 23h, policiais militares realizaram a abordagem, confirmaram o mandado de prisão em aberto e o encaminharam à delegacia da cidade.
Já em Cuiabá, outro foragido, com mandado de prisão por roubo, foi localizado pelas câmeras do Vigia Mais MT na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Após a identificação, os operadores do Ciosp acompanharam o trajeto do homem até que ele fosse abordado por policiais militares dentro de um ônibus do transporte coletivo.
Ele também foi conduzido à delegacia para as providências legais.
Vigia Mais MT
Criado para aliar tecnologia às ações de segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios de Mato Grosso, além de outros entes públicos e privados. Com a ampliação do programa para atender também escolas e secretarias, como a Seduc, que adquiriu e instalou 5.500 câmeras em unidades escolares estaduais, o número total de equipamentos disponibilizados passou para mais de 20 mil.
No ano passado, o programa foi reforçado com a tecnologia de reconhecimento facial em grandes eventos no Estado e em pontos estratégicos de Cuiabá. A ferramenta já resultou na prisão de 60 foragidos da Justiça, com mandados em aberto por diversos crimes.
A leitura de placas veiculares também apresentou resultados positivos, como a recuperação de 123 veículos apenas neste ano, e a devolução de R$ 6,4 milhões em bens à sociedade.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários