Cuiabá, 23 de Abril de 2025
Notícia Max
23 de Abril de 2025

POLÍTICA & PODER Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 09:25 - A | A

Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020, 09h:25 - A | A

CHAPÉU DE PALHA

Deputados são alvos da operação da PF que investiga fraude em licitação

A operação está correndo em segredo de Justiça, por isso, não há mais detalhes

Redação

Os gabinetes de três deputados foram os primeiros alvos da operação Chapéu de Palha, que tem como objetivo colher provas para a investigação que apura fraudes à licitação e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Além deles, o prefeito de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), Humberto Bortolini, e um ex-parlamentar, também são alvos da operação.

As investigações seriam de 2013, referentes a emendas para eventos. Estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em vários nos municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alta Floresta e Votuporanga (SP).

A operação está correndo em segredo de Justiça, por isso, não há mais detalhes. Ao todo, foram empregados mais de 130 policiais federais no cumprimento das ordens judiciais. A Controladoria Geral da União (CGU) participou da fase preliminar de levantamento das informações.

O desembargador, relator do caso, autorizou a apreensão de agendas, planilhas, anotações, recibos, documentos de transação bancária, além de arquivos eletrônicos e seus respectivos suportes físicos como tablets, smartphones, notebook, HDs, laptops, pendrives, CDs, DVDs e agendas eletrônicas. Olindo Menezes também autorizou a apreensão de dinheiro em espécie, em moeda nacional ou estrangeira que excedam ao valor de R$ 10 mil, que foram encontrados nos locais indicados nos mandados.

Uma das orientações é que cada busca e apreensão deve concentrar-se em documentos, materiais informatizados que incluem mídias de uma maneira geral, ou físicos relacionados com as licitações, contratos e pagamentos relacionados com a investigação.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários